A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação da sensibilidade. Sem a educação da sensibilidade todas as habilidades são tolas e sem sentido. Rubens Alves
terça-feira, 22 de julho de 2008
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quarta-feira, 16 de julho de 2008
PRODUÇÃO ESCRITA - 2º e 3º ANO
Devia ter amado mais, ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
In: TITÃS. A melhor banda de todos os tempos da última senana. 2001.
LEMBRANÇA DE MORRERÁlvares de Azevedo
Quando em meu peito rebentar-se a fibra,
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.
E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.
Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto o poento caminheiro...
Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro...
Como o desterro de minh’alma errante,
Onde fogo insensato a consumia,
Só levo uma saudade — é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.
Só levo uma saudade — e dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
E de ti, ó minha mãe! pobre coitada
Que por minhas tristezas te definhas!
De meu pai... de meus únicos amigos,
Poucos, — bem poucos! e que não zombavam
Quando, em noites de febre endoudecido,
Minhas pálidas crenças duvidavam.
Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei!... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!
Ó tu, que à mocidade sonhadora
Do pálido poeta deste flores...
Se vivi... foi por ti! e de esperança
De na vida gozar de teus amores.
Beijarei a verdade santa e nua,
Verei cristalizar-se o sonho amigo...
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu! eu vou amar contigo!
Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz! e escrevam nela:
— Foi poeta, sonhou e amou na vida. —
Sombras do vale, noites da montanha,
Que minh’alma cantou e amava tanto,
Protejei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe um canto!
Mas quando preludia ave d’aurora
E quando, à meia-noite, o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri as ramas...
Deixai a lua pratear-me a lousa!
AZEVEDO,Álvares de. Poesias completas. Rio de Janeiro. Ediouro. 1996.p. 37-8. (Coleção Prestígio).
RESPONDA
1 - Álvares de Azevedo é representante do Ultra-Romantismo brasileiro. Que características do poema lido justificam essa afirmativa?
2 - De quem o poeta confessa que sentirá saudades quando morrer?
3 - Epitáfio é uma inscrição que se coloca sobre o túmulo. Localize no texto o epitáfio que o
poeta solicita para si.
4 - Geralmente, o artista é porta-voz do seu tempo. Em grupo, comparem o poema lido com a letra da música "Epitáfio", de Sérgio Britto, transcrita acima. Apontem diferenças e semelhanças, tentando identificar em que medida os textos são influenciados pela época em que foram escritos.
Sucesso!!
COISAS ROMÂNTICAS
ROMANTISMO PROSA - 2º ANO
Os folhetins eram histórias de ficção de enredos complicadíssimos, publicados em capítulos. Ansiosos por saber como prosseguia a obra, os leitores acompanhavam o desenrolar lento das histórias, participando, às vezes com opiniões sobre o andamento da ação ou até com sugestões para o desfecho.
O primeiro romance brasileiro foi A filha do pescador (1843), de Teixeira e Souza. O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.
Romance urbano
Temática
Romance regionalista
Bernardo Guimarães, Visconde de Tunay, Franklin Távora.
Nossos escritores regionalistas procuraram fixar traços peculiares da cultura e da natureza de determinadas regiões do país. Obras A escrava Isaura, O Seminarista, Inocência, O cabeleira, O gaúcho, O sertanejo, o tronco do ipê, entre outras.
Romance histórico
Preocupados em enfatizar o nacionalismo em suas obras, alguns de nossos escritores românticos dedicaram-se à reconstituição de fatos da história brasileira. Os romances escritos com essa finalidade têm, portanto, um caráter histórico. Obras As minas de prata e A guerra dos mascates, Alfarrábios entre outras.
Do filme o Guarani inspirado no romance homônimo de José de Alencar - O Guarani, sua obra prima na prosa romântica.
Leitura - Almeida Júnior. A mulher e o estudante forma dois alvos do romance romântico, cujos enredos passaram a ser ambientados no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro.
Caipira picando fumo, quadro de Almeida Jr. (1893). Essa é uma visão do homem regionalista a luz brasileira, retratado pelo pintor.
Fonte : Faraco, Carlos Emilio. Português: Projetos, volume único. Ed Ática, 2005.
Campedelli, Samira Yousseff. Literatura e Produção de Textos e Gramática, volume único. Ed Saraiva, 1998.
NOTÍCIAS SOBRE A REFORMA ORTOGÁFICA
segunda-feira, 14 de julho de 2008
POESIA ROMÂNTICA - 2º ANO
Primeira geração
Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias
Temáticas indianista e amorosa
Principal expoente: Gonçalves Dias, com sua poesia de maior elaboração artística. O nativismo indianista de seus poemas e a sua poesia lírica amorosa abriu caminhos para os poetas posteriores.
Segunda geração
Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela
Temáticas ultra-românticas e byronianas
Principal expoente: Álvares de Azevedo, um poeta insatisfeito com as formas convencionais do cotidiano. Foi a geração do mal-do-século, que transformou a realidade social e histórica em fatalidade contra a qual não se poderia lutar. Casimiro de Abreu também representou, embora de forma mais amena.
Terceira geração
Castro Alves
Temáticas sociais (condoreirismo) e poesia lírica erótica.
Geração marcada por uma poesia participante em torno da Abolição da Escravatura e das campanhas pela República. Temas amorosos eróticos, de um lirismo mais sensual.
A adormecida - Renoir. Como característica de Álvares de Azevedo em relação ao enfoque da mulher ele a vê como: pálida, virgem, anjo, sonhos, etc.
Marabá - Rodolfo Amoêdo. Ilustração do poema indianista do mesmo nome de Gonçalves Dias.
Marabá = de mistura (mestiça). Ela tem feições branca mas espírito de índia além de sua formosura.
sábado, 12 de julho de 2008
ROMANTISMO -SÉCULO XIX - 2º ANO
1 - Romântico exagerado, Cazuza faria 45 anos nesta sexta; cantor morto em 1990 injetou dor-de-cotovelo no rock.
Site do provedor Terra. 03/04/2003 - 10h.
2 - Atualmente, o romantismo só é bem-vindo quando possui um "quê" erótico.
Entrevista do ator Luigi Baricelli. Antevê. Joenvile, 13/10//2002. Jornal on-line.
3 - Gramado é uma cidade belíssima, com um clima muito romântico.
Roteiro romântico. In: www.namorando.com.br/
Diga-me o que a palavra romantismo significa para você?
LUTAR COM PALAVRAS É A LUTA MAIS VÃ - 2° ANO
Diariamente, uma quantidade considerável de pessoas " luta com as palavras" para que os livros cheguem a suas mãos.
O Lutador
Lutar com palavras é a luta mais vã.
Entanto lutamos mal rompe a manhã.
São muitas, eu pouco.
Algumas, tão fortes como o javali.
Não me julgo louco.
Se o fosse, teria poder de encantá-las.
Mas lúcido e frio,apareço e tento apanhar algumas para meu sustento num dia de vida.
(...)
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos.Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Aguillar, 1973,p.126.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
A HISTÓRIA DAS PALAVRAS CRUZADAS - 2º E 3º ANO
A breve história das adivinhas, brincadeira que deu origem ao enigma e à charada, esta última o jogo em que primeiro apareceu a palavra cross-word (palavra cruzada) no título de um passatempo.
A brincadeira começou assim: séria
- Quem engravida sem conceber, quem engorda sem comer?
- O que é, o que é: vive batendo em você, mas é bom para a sua saúde?
- O que é que cai na água e parte?
O primeiro jogo de adivinhação inventado pelo ser humano, e também o provável primeiro jogo de palavras da História, faz parte do folclore oral da maioria dos povos desde tempos imemoriais, assim como as lendas e os mitos. Segundo o "Guinness", o Livro dos Recordes, o mais antigo quebra-cabeças matemático também é uma adivinha, encontrada num papiro egípcio datado por volta de 1650 a.C. Eis o texto traduzido:
- Quando eu estava me dirigindo para St. Ives (tradução inglesa), encontrei um homem com sete esposas. Cada esposa tinha sete sacos, e em cada saco havia um gato. Cada gato tinha sete crias. Crias, gatos, sacos e esposas, quantos estavam indo para St. Ives?
A tradição oral remonta as adivinhas, pelo menos, ao Egito Antigo. Exemplares remotos desse jogo também foram encontrados pelos historiadores em textos escolares da Babilônia, datados de muitos séculos antes de Cristo. São adivinhas semelhantes às da atualidade, com temas triviais, aparentemente destinadas às crianças.
Apesar do caráter leve e divertido desses exemplares e das adivinhas modernas, na Antigüidade a arte da adivinhação e especialmente o jogo das adivinhas estavam associados a assuntos mais sérios e até mesmo trágicos. A começar pela mais antiga adivinha de todas (segundo o escritor grego Plutarco e o poeta latino Ovídio), aquela proposta pela Esfinge aos viajantes que passavam pela estrada em direção à cidade grega de Tebas, capital da Beócia. Do alto de um rochedo, a Esfinge, que tinha corpo de leão, cabeça de mulher, rabo de serpente e asas de águia, propunha a adivinha e matava todo aquele não conseguisse resolvê-la.
A "adivinha da Esfinge" foi imortalizada por Sófocles em seu drama "Édipo Rei", escrito no século IV a.C. "Decifra-me ou te devoro" era o lema do monstro. Édipo foi o primeiro a acertar a resposta. Ao ouvi-la, a Esfinge teria se jogado ao mar, desaparecendo para sempre (ou se jogado do alto do rochedo, em outra versão da lenda, morrendo instantaneamente). Eis a adivinha, em uma de suas muitas versões:
- Qual é o animal que, de manhã, caminha com quatro pernas, à tarde com duas e à noite com três, e é mais fraco quanto maior o número de pernas que utiliza?
Por seu feito, Édipo recebeu as recompensas prometidas àquele que derrotasse o monstro: o reino de Tebas e o casamento com a rainha, Jocasta - por acaso, mãe de Édipo, o qual havia sido abandonado ainda criancinha pelo pai, Laio, ao ouvir de um oráculo que o filho o mataria. O que, aliás, Édipo já havia feito, no caminho para se encontrar com a Esfinge, por causa de uma discussão boba sobre o direito de passagem num ponto da estrada. Mais tarde, ao ouvir de um outro oráculo as atrocidades que havia cometido involuntariamente, Édipo extraiu os próprios olhos e exilou-se para sempre de Tebas.
É importante ressaltar que a história de Édipo passou-na Grécia, enquanto a famosa estátua da Esfinge de Gizé situa-se no Egito. Esse monumento data do reinado de Quéfrem, na Quarta Dinastia, tendo sido erigido entre 2575 a.C. e 2465 a.C.
O conhecimento é uma fonte inesgotável, por isso alimente-o. Responda as adivinhas contidas na história.
Boa Sorte!!
A SEMANA DE 22 - 3º ANO
Para maiores informações leiam sobre o assunto.
VANGUARDAS EM AÇÃO - 3º Ano
Automóvel correndo, de Gicomo Balla - Futurismo
Les demoiselles d'Avignon - Picasso - Cubismo
Premonição da Guerra Civil Espanhola (1936) - Salvador Dalí - Surrealismo
Urinol de porcelana, de Duchamp - Dadaísmo
Retrato da dra. Rosa Chapire (1919) - Karl Schimidt-Rottluff.
Expressionismo
Antipassadismo cultural e liberdade de criação são as marcas principais da arte moderna. Esse era o princípio que unia as diversas correntes artísticas que surgiram na Europa e no Brasil no início do século XX.
Porém no Brasil o movimento modernista viria a consolidar-se apenas na década de 1920, após a realização da Semana de Arte Moderna (1922).
Imagem em foco - Você sabia?
Na época em que pintou este quadro, Picasso tinha completa noção que este era o quadro mais importante que havia pintado até então. Para a obra definitiva Picasso passou meses a fazer esboços e, durante o trabalho, fez inúmeras modificações. Quando concluiu a obra, havia concebido a maior tela que alguma vez pintou.
Esta obra representa, para além de uma obra-prima do cubismo mundial, a violação de todas as tradições e convenções visuais naturalistas ocidentais, ao apresentar cinco aleivosas (prostitutas), representadas de forma cubista, como se nota na mulher nua sentada à direita, vista simultaneamente de frente e de costas. Os rostos das personagens refletem o início do Período Negro, na obra de Pablo Picasso, assemelhando-se a máscaras e esculturas africanas.
A estética geométrica e visual delimitou contornos quanto ao futuro do cubismo.
GUERNICA - SAIBA MAIS ...
Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
Esta grande tela incorpora para muitos a desumanidade, brutalidade e desesperança da guerra.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alunos do 3º ano