terça-feira, 22 de julho de 2008

FIQUE LIGADO! PESQUISE!

Para você saber mais sobre a década de 1930 e a prosa da segunda fase do Modernismo brasileiro, veja as sugestões:
VÍDEOS
São Bernardo, de Leon Hirszman; Vidas secas e Memórias do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos; Deus e o diabo na terra do Sol, de Glauber Rocha; Menino de engenho e Capitães da areia, de Walter Lima Júnior; Dona Flor e seus dois maridos e Gabriela, de Bruno Barreto; O quatrilho, de Fábio Barreto; Tieta do Agreste, de Cacá Diegues; Bela Donna, de Fábio Barreto.
LIVROS
O Quinze, de Rachel de Queiroz (Siciliano); Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos (Record); Banguê e Fogo morto, de José Lins do Rego (José Olympio); Capitães de areia e Terras do sem-fim, de Jorge Amado (Record); Ana Terra, Um certo capitão Rodrigo e Incidentes em Antares. de Érico Veríssimo (Globo); Os ratos, de Dionélio Machado (Ática); Crônica da Casa assassinada, de Lúcio Cardoso (Ediouro); Os Corumbas, de Armando Fontes (José Olympio).
MÚSICA
Ouça os compositores de música popular brasileira da época, como Noel Rosa, Ari Barroso, Ataulfo Alves, Leonel Azevedo, Heitor dos Prazeres, Ismael Silva, Orestes Barbosa, e os compositores que tratam de temas nordestinos, como Luiz Gonzaga, Luiz Vieira, Elomar, Diminguinhos, além do poeta popular Patativa do Assaré.
PESQUISA
Pesquise a história do Brasil na década de 1930: o crack da Bolsa de Valores de Nova York (1929) e seus efeitos na economia brasileira, a Revolução de 30, a crise cafeeira, a Intentona Comunista, o Estado Novo, etc.
OS SITES
Veja abaixo listados em sugestões de Links
Fonte: Cereja, William Roberto. Português: linguagens: vol. 3: ensino médio. 5. ed. - São Paulo: Atual, 2005.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

PRODUÇÃO ESCRITA - 2º e 3º ANO

Epitáfio

Devia ter amado mais, ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

In: TITÃS. A melhor banda de todos os tempos da última senana. 2001.


LEMBRANÇA DE MORRERÁlvares de Azevedo

Quando em meu peito rebentar-se a fibra,
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.

E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.

Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto o poento caminheiro...
Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro...

Como o desterro de minh’alma errante,
Onde fogo insensato a consumia,
Só levo uma saudade — é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade — e dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
E de ti, ó minha mãe! pobre coitada
Que por minhas tristezas te definhas!

De meu pai... de meus únicos amigos,
Poucos, — bem poucos! e que não zombavam
Quando, em noites de febre endoudecido,
Minhas pálidas crenças duvidavam.

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei!... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!

Ó tu, que à mocidade sonhadora
Do pálido poeta deste flores...
Se vivi... foi por ti! e de esperança
De na vida gozar de teus amores.

Beijarei a verdade santa e nua,
Verei cristalizar-se o sonho amigo...
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu! eu vou amar contigo!

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz! e escrevam nela:
— Foi poeta, sonhou e amou na vida. —

Sombras do vale, noites da montanha,
Que minh’alma cantou e amava tanto,
Protejei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe um canto!

Mas quando preludia ave d’aurora
E quando, à meia-noite, o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri as ramas...
Deixai a lua pratear-me a lousa!

AZEVEDO,Álvares de. Poesias completas. Rio de Janeiro. Ediouro. 1996.p. 37-8. (Coleção Prestígio).

RESPONDA

1 - Álvares de Azevedo é representante do Ultra-Romantismo brasileiro. Que características do poema lido justificam essa afirmativa?

2 - De quem o poeta confessa que sentirá saudades quando morrer?

3 - Epitáfio é uma inscrição que se coloca sobre o túmulo. Localize no texto o epitáfio que o
poeta solicita para si.

4 - Geralmente, o artista é porta-voz do seu tempo. Em grupo, comparem o poema lido com a letra da música "Epitáfio", de Sérgio Britto, transcrita acima. Apontem diferenças e semelhanças, tentando identificar em que medida os textos são influenciados pela época em que foram escritos.

Sucesso!!

COISAS ROMÂNTICAS

O dedo anular é aquele em que vai a aliança. Nos casados, no dedo anular da mão esquerda.
Você sabe por que na mão esquerda?
Os gregos acreditavam que pelo dedo anular esquerdo passava uma veia que levava diretamente ao coração. Dessa forma, o anel simbolizaria que os corações dos amantes seriam atraídos para sempre um pelo outro.

ROMANTISMO PROSA - 2º ANO

A narrativa de ficção desenvolveu-se com o Romantismo, graças ao gosto pela leitura de folhetins, que começaram a circular no Brasil a partir de 1827, traduzidos do francês e publicados pelo Jornal do Commércio.
Os folhetins eram histórias de ficção de enredos complicadíssimos, publicados em capítulos. Ansiosos por saber como prosseguia a obra, os leitores acompanhavam o desenrolar lento das histórias, participando, às vezes com opiniões sobre o andamento da ação ou até com sugestões para o desfecho.
O primeiro romance brasileiro foi A filha do pescador (1843), de Teixeira e Souza. O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.

Romance urbano
Criador Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar.

Temática
Conhecido como romance de costumes, consegue retratar e criticar os costumes da sociedade carioca do séc. XIX. As complicadas histórias de amor e aos perfis femininos idealizados mesclam-se o estudo psicológico, muitas vezes de surpreendente complexidade, e a crítica à superficialidade e à duplicidade dos valores morais burgueses. Obras como Senhora, Cinco minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva, A pata da gazela, Sonhos d’ouro entre outras.
Romance indianista
O grande representante é José de Alencar

Temática
A valorização do nosso indígena, uma vez que não tivemos Idade Média. Essa busca das nossas raízes conduz ao nacionalismo, uma das principais características românticas. Obras O guarani, Iracema, e Ubirajara.

Romance regionalista

Bernardo Guimarães, Visconde de Tunay, Franklin Távora.
Temática

Nossos escritores regionalistas procuraram fixar traços peculiares da cultura e da natureza de determinadas regiões do país. Obras A escrava Isaura, O Seminarista, Inocência, O cabeleira, O gaúcho, O sertanejo, o tronco do ipê, entre outras.

Romance histórico

Destaca-se José de Alencar, Bernardo Guimarães.
Temática

Preocupados em enfatizar o nacionalismo em suas obras, alguns de nossos escritores românticos dedicaram-se à reconstituição de fatos da história brasileira. Os romances escritos com essa finalidade têm, portanto, um caráter histórico. Obras As minas de prata e A guerra dos mascates, Alfarrábios entre outras.







Do filme o Guarani inspirado no romance homônimo de José de Alencar - O Guarani, sua obra prima na prosa romântica.








Leitura - Almeida Júnior. A mulher e o estudante forma dois alvos do romance romântico, cujos enredos passaram a ser ambientados no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro.












Caipira picando fumo, quadro de Almeida Jr. (1893). Essa é uma visão do homem regionalista a luz brasileira, retratado pelo pintor.








Fonte : Faraco, Carlos Emilio. Português: Projetos, volume único. Ed Ática, 2005.
Campedelli, Samira Yousseff. Literatura e Produção de Textos e Gramática, volume único. Ed Saraiva, 1998.

NOTÍCIAS SOBRE A REFORMA ORTOGÁFICA

Brasil recebe dicionário pós-acordo ortográfico

Com sede em São Paulo, a editora portuguesa Texto Editores lança, em 15 de maio, o "Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico", o primeiro do gênero publicado no país com as mudanças que ocorrerão na nossa grafia assim que o acordo estiver em vigor.
O governo de Portugal aprovou em 6 de março a proposta do segundo protocolo modificativo do acordo ortográfico da língua portuguesa. Mas a transição para a nova grafia só ocorrerá em seis anos por lá, segundo o Conselho de Ministros Português.
Até lá, só o Brasil confirmou que adotará a mudança já em 2010, quando os didáticos inscritos no Programa Nacional do Livro Didático terão de estar em conformidade com o novo acordo.
O "Novo Dicionário" contém 125 mil verbetes num volume de tamanho médio. Foi lançado em Portugal em março. O título contou com a colaboração dos lingüistas João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia.
26/05/2008
Fonte: Revista Língua Portuguesa

segunda-feira, 14 de julho de 2008

POESIA ROMÂNTICA - 2º ANO

A trajetória temática da poesia romântica apontou para a ênfase social e para o lirismo subjetivo. Para verificarmos seu desenvolvimento, utilizamos a divisão tradicional das gerações de poetas:

Primeira geração

Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias

Temáticas indianista e amorosa
Principal expoente: Gonçalves Dias, com sua poesia de maior elaboração artística. O nativismo indianista de seus poemas e a sua poesia lírica amorosa abriu caminhos para os poetas posteriores.

Segunda geração

Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela

Temáticas ultra-românticas e byronianas

Principal expoente: Álvares de Azevedo, um poeta insatisfeito com as formas convencionais do cotidiano. Foi a geração do mal-do-século, que transformou a realidade social e histórica em fatalidade contra a qual não se poderia lutar. Casimiro de Abreu também representou, embora de forma mais amena.

Terceira geração

Castro Alves

Temáticas sociais (condoreirismo) e poesia lírica erótica.

Geração marcada por uma poesia participante em torno da Abolição da Escravatura e das campanhas pela República. Temas amorosos eróticos, de um lirismo mais sensual.


Rugendas - Negros no porão de um navio. Castro Alves destacou-se pelo tom vigoroso de sua poesia, de versos ressonantes, indignados, expressivos. É o que se pode sentir no belo e feroz poema O navio negreiro, inserido na obra Os escravos.





A adormecida - Renoir. Como característica de Álvares de Azevedo em relação ao enfoque da mulher ele a vê como: pálida, virgem, anjo, sonhos, etc.






Marabá - Rodolfo Amoêdo. Ilustração do poema indianista do mesmo nome de Gonçalves Dias.
Marabá = de mistura (mestiça). Ela tem feições branca mas espírito de índia além de sua formosura.
















sábado, 12 de julho de 2008

ROMANTISMO -SÉCULO XIX - 2º ANO

Essa palavra, de uso muito corrente, apresenta muitos significados. Veja alguns trechos de jornais, revistas e textos vinculados pela internet, em que aparece a palavra romantismo ou o adjetivo correspondente, romântico:


1 - Romântico exagerado, Cazuza faria 45 anos nesta sexta; cantor morto em 1990 injetou dor-de-cotovelo no rock.
Site do provedor Terra. 03/04/2003 - 10h.

2 - Atualmente, o romantismo só é bem-vindo quando possui um "quê" erótico.
Entrevista do ator Luigi Baricelli. Antevê. Joenvile, 13/10//2002. Jornal on-line.

3 - Gramado é uma cidade belíssima, com um clima muito romântico.
Roteiro romântico. In: www.namorando.com.br/

Diga-me o que a palavra romantismo significa para você?



A liberdade guiando o povo, pintura de Eugène Delacroix - 1830. A obra faz referência à violenta reação da burguesia aos decretos assinados por Carlos X que visavam trazer de volta o regime absolutista. A figura mais marcante do quadro é um alegoria da Liberdade, conceito estremamente cultuado pelos românticos.



O Romantismo como estilo de época está relacionado a dois acontecimentos que mudaram a Europa: a Revolução Industrial, que fortaleceu a burguesia, e a Revolução Francesa, que deu o golpe definitivo nos privilégios da aristocracia. O absolutismo cedeu lugar ao liberalismo, princípio que que assegurava a liberdade individual na política, na moral, na religião... E o individualismo tornou-se um valor essencial para a sociedade da época.
Para compreender esse estilo de época se faz necessário aprofundar-se nas diversas leituras já indicadas. Conto conto com seu interesse, mas desde já vamos colocar em prática.
1 - Acompanhe a letra da música Muito romântico, de Caetano Veloso:
Não tenho nada com isso nem vem falar
Eu não consigo entender sua lógica
Minha palavra cantada pode espantar
E a seus ouvidos parecer exótica
Mas acontece que eu não posso me deixar
Levar por um papo que já não deu
Acho que nada restou pra guardar
Do muito ou pouco que ouve entre você e eu

Nenhuma força virá me fazer calar
Faço no tempo soar minha sílaba
Canto somente o que pede pra se cantar
Sou o que soa eu não douro a pílula
Tudo o que eu quero é um acorde perfeito maior
Com todo o mundo podendo brilhar no cântico
Canto somente o que não pode mais se calar
Noutras palavras sou muito romântico
(...)
Extraia do poema de Caetano Veloso características do Romantismo. Comente-as.

2 - Examine os quadros abaixo: o da esquerda guarda características rígidas do Classicismo, o da direita, inequívocas posturas românticas.









Que divergências entre as duas faces de mulher são notáveis nessas telas? Podemos dizer que existe uma visão clássica e uma visão romântica da mulher. Que visões são essas?









LUTAR COM PALAVRAS É A LUTA MAIS VÃ - 2° ANO

Você já parou para pensar que, por detrás de cada nome que vai na capa dos livros, há alguém que deixou registradas por escrito suas reflexões sobre o mundo e a vida?
Diariamente, uma quantidade considerável de pessoas " luta com as palavras" para que os livros cheguem a suas mãos.

O Lutador

Lutar com palavras é a luta mais vã.
Entanto lutamos mal rompe a manhã.
São muitas, eu pouco.
Algumas, tão fortes como o javali.
Não me julgo louco.
Se o fosse, teria poder de encantá-las.
Mas lúcido e frio,apareço e tento apanhar algumas para meu sustento num dia de vida.
(...)
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos.Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Aguillar, 1973,p.126.

O que pensa, esses artistas e intelectuais? por que se reúnem em grupos para disseminar suas idéias? Como elaboram seus modos de expressão? Por que, afinal, escrevem poemas, romances, contos, crônicas etc?
É através desses questionamentos que passamos a conhecer essa semeadura que foi e é deixada por eles formando uma grande Amazônia de livros, que compõem a literatura brasileira.
Partindo desse espírito de luta vamos viajar nas correntes românticas que virão a seguir.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

A HISTÓRIA DAS PALAVRAS CRUZADAS - 2º E 3º ANO

A breve história das adivinhas, brincadeira que deu origem ao enigma e à charada, esta última o jogo em que primeiro apareceu a palavra cross-word (palavra cruzada) no título de um passatempo.

A brincadeira começou assim: séria

  • Quem engravida sem conceber, quem engorda sem comer?
  • O que é, o que é: vive batendo em você, mas é bom para a sua saúde?
  • O que é que cai na água e parte?


O primeiro jogo de adivinhação inventado pelo ser humano, e também o provável primeiro jogo de palavras da História, faz parte do folclore oral da maioria dos povos desde tempos imemoriais, assim como as lendas e os mitos. Segundo o "Guinness", o Livro dos Recordes, o mais antigo quebra-cabeças matemático também é uma adivinha, encontrada num papiro egípcio datado por volta de 1650 a.C. Eis o texto traduzido:

  • Quando eu estava me dirigindo para St. Ives (tradução inglesa), encontrei um homem com sete esposas. Cada esposa tinha sete sacos, e em cada saco havia um gato. Cada gato tinha sete crias. Crias, gatos, sacos e esposas, quantos estavam indo para St. Ives?

A tradição oral remonta as adivinhas, pelo menos, ao Egito Antigo. Exemplares remotos desse jogo também foram encontrados pelos historiadores em textos escolares da Babilônia, datados de muitos séculos antes de Cristo. São adivinhas semelhantes às da atualidade, com temas triviais, aparentemente destinadas às crianças.

Apesar do caráter leve e divertido desses exemplares e das adivinhas modernas, na Antigüidade a arte da adivinhação e especialmente o jogo das adivinhas estavam associados a assuntos mais sérios e até mesmo trágicos. A começar pela mais antiga adivinha de todas (segundo o escritor grego Plutarco e o poeta latino Ovídio), aquela proposta pela Esfinge aos viajantes que passavam pela estrada em direção à cidade grega de Tebas, capital da Beócia. Do alto de um rochedo, a Esfinge, que tinha corpo de leão, cabeça de mulher, rabo de serpente e asas de águia, propunha a adivinha e matava todo aquele não conseguisse resolvê-la.

A "adivinha da Esfinge" foi imortalizada por Sófocles em seu drama "Édipo Rei", escrito no século IV a.C. "Decifra-me ou te devoro" era o lema do monstro. Édipo foi o primeiro a acertar a resposta. Ao ouvi-la, a Esfinge teria se jogado ao mar, desaparecendo para sempre (ou se jogado do alto do rochedo, em outra versão da lenda, morrendo instantaneamente). Eis a adivinha, em uma de suas muitas versões:

  • Qual é o animal que, de manhã, caminha com quatro pernas, à tarde com duas e à noite com três, e é mais fraco quanto maior o número de pernas que utiliza?


Por seu feito, Édipo recebeu as recompensas prometidas àquele que derrotasse o monstro: o reino de Tebas e o casamento com a rainha, Jocasta - por acaso, mãe de Édipo, o qual havia sido abandonado ainda criancinha pelo pai, Laio, ao ouvir de um oráculo que o filho o mataria. O que, aliás, Édipo já havia feito, no caminho para se encontrar com a Esfinge, por causa de uma discussão boba sobre o direito de passagem num ponto da estrada. Mais tarde, ao ouvir de um outro oráculo as atrocidades que havia cometido involuntariamente, Édipo extraiu os próprios olhos e exilou-se para sempre de Tebas.

É importante ressaltar que a história de Édipo passou-na Grécia, enquanto a famosa estátua da Esfinge de Gizé situa-se no Egito. Esse monumento data do reinado de Quéfrem, na Quarta Dinastia, tendo sido erigido entre 2575 a.C. e 2465 a.C.

O conhecimento é uma fonte inesgotável, por isso alimente-o. Responda as adivinhas contidas na história.

Boa Sorte!!

A SEMANA DE 22 - 3º ANO

Não se sabe ao certo de quem partiu a idéia de realizar uma mostra de artes modernas em São Paulo. Contudo, há o registro de que, já em 1920, Oswald de Andrade prometera para 1922 - ano do centenário da Independência - uma ação dos artistas novos "que fizesse valer o Centenário!".
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Os reflexos da Semana fizeram-se sentir em todo o decorrer dos anos 20, atravessaram a década de 1930 e, de alguma forma, têm relação com a arte que se faz hoje.

Organizadores da Senana de Arte Moderna: de pé, entre outros, Manuel Bandeira (de óculos e gravata-borboleta); Mário de Andrade e Guilherme de Almeida (atrás das cadeirs); Paulo Prado (de bigode, ao centro); Godofredo Silva Telles (último à direita). Sentado no chão, Oswald de Andrade.




Capa do catálogo da exposição da Semana de Arte Moderna de 1922, de autoria de Di Cavalcanti.





Para maiores informações leiam sobre o assunto.


VANGUARDAS EM AÇÃO - 3º Ano

Caro aluno, aumente a sua bagagem cultural.
O Futurismo, o Cubismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo são os mais conhecidos movimentos da vanguarda européia.

Automóvel correndo, de Gicomo Balla - Futurismo











Les demoiselles d'Avignon - Picasso - Cubismo










Premonição da Guerra Civil Espanhola (1936) - Salvador Dalí - Surrealismo









Urinol de porcelana, de Duchamp - Dadaísmo











Retrato da dra. Rosa Chapire (1919) - Karl Schimidt-Rottluff.

Expressionismo


Antipassadismo cultural e liberdade de criação são as marcas principais da arte moderna. Esse era o princípio que unia as diversas correntes artísticas que surgiram na Europa e no Brasil no início do século XX.
Porém no Brasil o movimento modernista viria a consolidar-se apenas na década de 1920, após a realização da Semana de Arte Moderna (1922).

Imagem em foco - Você sabia?



Les demoiselles d'Avignon é um dos mais famosos quadros do pintor espanhol Pablo Picasso. Pintada em 1907, a óleo sobre tela, este quadro encontra-se exposta no MoMA, em Nova Iorque, e esteve, em 2005, exposta no Museu Sakıp Sabancı, na cidade de Istambul, na Turquia.
Na época em que pintou este quadro, Picasso tinha completa noção que este era o quadro mais importante que havia pintado até então. Para a obra definitiva Picasso passou meses a fazer esboços e, durante o trabalho, fez inúmeras modificações. Quando concluiu a obra, havia concebido a maior tela que alguma vez pintou.
Esta obra representa, para além de uma obra-prima do cubismo mundial, a violação de todas as tradições e convenções visuais naturalistas ocidentais, ao apresentar cinco aleivosas (prostitutas), representadas de forma cubista, como se nota na mulher nua sentada à direita, vista simultaneamente de frente e de costas. Os rostos das personagens refletem o início do Período Negro, na obra de Pablo Picasso, assemelhando-se a máscaras e esculturas africanas.
A estética geométrica e visual delimitou contornos quanto ao futuro do cubismo.
Recomendado para todos os alunos.

GUERNICA - SAIBA MAIS ...


Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

Esta grande tela incorpora para muitos a desumanidade, brutalidade e desesperança da guerra.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alunos do 3º ano