terça-feira, 22 de julho de 2008

FIQUE LIGADO! PESQUISE!

Para você saber mais sobre a década de 1930 e a prosa da segunda fase do Modernismo brasileiro, veja as sugestões:
VÍDEOS
São Bernardo, de Leon Hirszman; Vidas secas e Memórias do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos; Deus e o diabo na terra do Sol, de Glauber Rocha; Menino de engenho e Capitães da areia, de Walter Lima Júnior; Dona Flor e seus dois maridos e Gabriela, de Bruno Barreto; O quatrilho, de Fábio Barreto; Tieta do Agreste, de Cacá Diegues; Bela Donna, de Fábio Barreto.
LIVROS
O Quinze, de Rachel de Queiroz (Siciliano); Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos (Record); Banguê e Fogo morto, de José Lins do Rego (José Olympio); Capitães de areia e Terras do sem-fim, de Jorge Amado (Record); Ana Terra, Um certo capitão Rodrigo e Incidentes em Antares. de Érico Veríssimo (Globo); Os ratos, de Dionélio Machado (Ática); Crônica da Casa assassinada, de Lúcio Cardoso (Ediouro); Os Corumbas, de Armando Fontes (José Olympio).
MÚSICA
Ouça os compositores de música popular brasileira da época, como Noel Rosa, Ari Barroso, Ataulfo Alves, Leonel Azevedo, Heitor dos Prazeres, Ismael Silva, Orestes Barbosa, e os compositores que tratam de temas nordestinos, como Luiz Gonzaga, Luiz Vieira, Elomar, Diminguinhos, além do poeta popular Patativa do Assaré.
PESQUISA
Pesquise a história do Brasil na década de 1930: o crack da Bolsa de Valores de Nova York (1929) e seus efeitos na economia brasileira, a Revolução de 30, a crise cafeeira, a Intentona Comunista, o Estado Novo, etc.
OS SITES
Veja abaixo listados em sugestões de Links
Fonte: Cereja, William Roberto. Português: linguagens: vol. 3: ensino médio. 5. ed. - São Paulo: Atual, 2005.

Nenhum comentário: