quarta-feira, 16 de julho de 2008

ROMANTISMO PROSA - 2º ANO

A narrativa de ficção desenvolveu-se com o Romantismo, graças ao gosto pela leitura de folhetins, que começaram a circular no Brasil a partir de 1827, traduzidos do francês e publicados pelo Jornal do Commércio.
Os folhetins eram histórias de ficção de enredos complicadíssimos, publicados em capítulos. Ansiosos por saber como prosseguia a obra, os leitores acompanhavam o desenrolar lento das histórias, participando, às vezes com opiniões sobre o andamento da ação ou até com sugestões para o desfecho.
O primeiro romance brasileiro foi A filha do pescador (1843), de Teixeira e Souza. O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.

Romance urbano
Criador Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar.

Temática
Conhecido como romance de costumes, consegue retratar e criticar os costumes da sociedade carioca do séc. XIX. As complicadas histórias de amor e aos perfis femininos idealizados mesclam-se o estudo psicológico, muitas vezes de surpreendente complexidade, e a crítica à superficialidade e à duplicidade dos valores morais burgueses. Obras como Senhora, Cinco minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva, A pata da gazela, Sonhos d’ouro entre outras.
Romance indianista
O grande representante é José de Alencar

Temática
A valorização do nosso indígena, uma vez que não tivemos Idade Média. Essa busca das nossas raízes conduz ao nacionalismo, uma das principais características românticas. Obras O guarani, Iracema, e Ubirajara.

Romance regionalista

Bernardo Guimarães, Visconde de Tunay, Franklin Távora.
Temática

Nossos escritores regionalistas procuraram fixar traços peculiares da cultura e da natureza de determinadas regiões do país. Obras A escrava Isaura, O Seminarista, Inocência, O cabeleira, O gaúcho, O sertanejo, o tronco do ipê, entre outras.

Romance histórico

Destaca-se José de Alencar, Bernardo Guimarães.
Temática

Preocupados em enfatizar o nacionalismo em suas obras, alguns de nossos escritores românticos dedicaram-se à reconstituição de fatos da história brasileira. Os romances escritos com essa finalidade têm, portanto, um caráter histórico. Obras As minas de prata e A guerra dos mascates, Alfarrábios entre outras.







Do filme o Guarani inspirado no romance homônimo de José de Alencar - O Guarani, sua obra prima na prosa romântica.








Leitura - Almeida Júnior. A mulher e o estudante forma dois alvos do romance romântico, cujos enredos passaram a ser ambientados no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro.












Caipira picando fumo, quadro de Almeida Jr. (1893). Essa é uma visão do homem regionalista a luz brasileira, retratado pelo pintor.








Fonte : Faraco, Carlos Emilio. Português: Projetos, volume único. Ed Ática, 2005.
Campedelli, Samira Yousseff. Literatura e Produção de Textos e Gramática, volume único. Ed Saraiva, 1998.

Nenhum comentário: