sábado, 12 de julho de 2008

ROMANTISMO -SÉCULO XIX - 2º ANO

Essa palavra, de uso muito corrente, apresenta muitos significados. Veja alguns trechos de jornais, revistas e textos vinculados pela internet, em que aparece a palavra romantismo ou o adjetivo correspondente, romântico:


1 - Romântico exagerado, Cazuza faria 45 anos nesta sexta; cantor morto em 1990 injetou dor-de-cotovelo no rock.
Site do provedor Terra. 03/04/2003 - 10h.

2 - Atualmente, o romantismo só é bem-vindo quando possui um "quê" erótico.
Entrevista do ator Luigi Baricelli. Antevê. Joenvile, 13/10//2002. Jornal on-line.

3 - Gramado é uma cidade belíssima, com um clima muito romântico.
Roteiro romântico. In: www.namorando.com.br/

Diga-me o que a palavra romantismo significa para você?



A liberdade guiando o povo, pintura de Eugène Delacroix - 1830. A obra faz referência à violenta reação da burguesia aos decretos assinados por Carlos X que visavam trazer de volta o regime absolutista. A figura mais marcante do quadro é um alegoria da Liberdade, conceito estremamente cultuado pelos românticos.



O Romantismo como estilo de época está relacionado a dois acontecimentos que mudaram a Europa: a Revolução Industrial, que fortaleceu a burguesia, e a Revolução Francesa, que deu o golpe definitivo nos privilégios da aristocracia. O absolutismo cedeu lugar ao liberalismo, princípio que que assegurava a liberdade individual na política, na moral, na religião... E o individualismo tornou-se um valor essencial para a sociedade da época.
Para compreender esse estilo de época se faz necessário aprofundar-se nas diversas leituras já indicadas. Conto conto com seu interesse, mas desde já vamos colocar em prática.
1 - Acompanhe a letra da música Muito romântico, de Caetano Veloso:
Não tenho nada com isso nem vem falar
Eu não consigo entender sua lógica
Minha palavra cantada pode espantar
E a seus ouvidos parecer exótica
Mas acontece que eu não posso me deixar
Levar por um papo que já não deu
Acho que nada restou pra guardar
Do muito ou pouco que ouve entre você e eu

Nenhuma força virá me fazer calar
Faço no tempo soar minha sílaba
Canto somente o que pede pra se cantar
Sou o que soa eu não douro a pílula
Tudo o que eu quero é um acorde perfeito maior
Com todo o mundo podendo brilhar no cântico
Canto somente o que não pode mais se calar
Noutras palavras sou muito romântico
(...)
Extraia do poema de Caetano Veloso características do Romantismo. Comente-as.

2 - Examine os quadros abaixo: o da esquerda guarda características rígidas do Classicismo, o da direita, inequívocas posturas românticas.









Que divergências entre as duas faces de mulher são notáveis nessas telas? Podemos dizer que existe uma visão clássica e uma visão romântica da mulher. Que visões são essas?









Nenhum comentário: