Primeira geração
Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias
Temáticas indianista e amorosa
Principal expoente: Gonçalves Dias, com sua poesia de maior elaboração artística. O nativismo indianista de seus poemas e a sua poesia lírica amorosa abriu caminhos para os poetas posteriores.
Segunda geração
Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela
Temáticas ultra-românticas e byronianas
Principal expoente: Álvares de Azevedo, um poeta insatisfeito com as formas convencionais do cotidiano. Foi a geração do mal-do-século, que transformou a realidade social e histórica em fatalidade contra a qual não se poderia lutar. Casimiro de Abreu também representou, embora de forma mais amena.
Terceira geração
Castro Alves
Temáticas sociais (condoreirismo) e poesia lírica erótica.
Geração marcada por uma poesia participante em torno da Abolição da Escravatura e das campanhas pela República. Temas amorosos eróticos, de um lirismo mais sensual.

Rugendas - Negros no porão de um navio. Castro Alves destacou-se pelo tom vigoroso de sua poesia, de versos ressonantes, indignados, expressivos. É o que se pode sentir no belo e feroz poema O navio negreiro, inserido na obra Os escravos.

A adormecida - Renoir. Como característica de Álvares de Azevedo em relação ao enfoque da mulher ele a vê como: pálida, virgem, anjo, sonhos, etc.

Marabá - Rodolfo Amoêdo. Ilustração do poema indianista do mesmo nome de Gonçalves Dias.
Marabá = de mistura (mestiça). Ela tem feições branca mas espírito de índia além de sua formosura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário