segunda-feira, 14 de julho de 2008

POESIA ROMÂNTICA - 2º ANO

A trajetória temática da poesia romântica apontou para a ênfase social e para o lirismo subjetivo. Para verificarmos seu desenvolvimento, utilizamos a divisão tradicional das gerações de poetas:

Primeira geração

Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias

Temáticas indianista e amorosa
Principal expoente: Gonçalves Dias, com sua poesia de maior elaboração artística. O nativismo indianista de seus poemas e a sua poesia lírica amorosa abriu caminhos para os poetas posteriores.

Segunda geração

Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela

Temáticas ultra-românticas e byronianas

Principal expoente: Álvares de Azevedo, um poeta insatisfeito com as formas convencionais do cotidiano. Foi a geração do mal-do-século, que transformou a realidade social e histórica em fatalidade contra a qual não se poderia lutar. Casimiro de Abreu também representou, embora de forma mais amena.

Terceira geração

Castro Alves

Temáticas sociais (condoreirismo) e poesia lírica erótica.

Geração marcada por uma poesia participante em torno da Abolição da Escravatura e das campanhas pela República. Temas amorosos eróticos, de um lirismo mais sensual.


Rugendas - Negros no porão de um navio. Castro Alves destacou-se pelo tom vigoroso de sua poesia, de versos ressonantes, indignados, expressivos. É o que se pode sentir no belo e feroz poema O navio negreiro, inserido na obra Os escravos.





A adormecida - Renoir. Como característica de Álvares de Azevedo em relação ao enfoque da mulher ele a vê como: pálida, virgem, anjo, sonhos, etc.






Marabá - Rodolfo Amoêdo. Ilustração do poema indianista do mesmo nome de Gonçalves Dias.
Marabá = de mistura (mestiça). Ela tem feições branca mas espírito de índia além de sua formosura.
















Nenhum comentário: