terça-feira, 27 de maio de 2014

FIQUE LIGADO - SISU 2014.2


O Ministério da Educação (MEC) acabou de divulgar, em sua página na internet, as datas do processo da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste ano. De acordo com edital publicado hoje no Diário Oficial da União, o prazo para inscrições terá início às 0h da próxima segunda-feira (02/06) e seguirá aberto até às 23h59 do dia 4.
Poderão concorrer as vagas nas universidades públicas participantes todos os candidatos que realizaram a prova do Enem em 2013 e que conseguiram pontuação maior que zero na Redação. É importante esclarecer que as notas do exame consistirão no único critério para seleção dos aprovados.
Apesar de reduzir o período de inscrições para apenas três dias, o MEC não alterou as regras básicas para esta edição do SiSU. Desta forma, cada candidato poderá escolher até duas opções de curso (na mesma instituição ou em instituições diferentes), por ordem de preferência, e realizar sua inscrição na página do sistema.
Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas online diariamente para consulta. Caso perceba que não está entre os selecionados ou que está muito longe da zona de classificação, o participante poderá alterar suas opções de curso, quantas vezes quiser, sendo considerados válidos os últimos registros.
Conforme o edital que regulamenta o processo, a lista dos aprovados em primeira chamada deve ser liberada no dia 6 de junho, com matrícula acadêmica agendada para o período entro os dias 9 e 13 do mesmo mês. Já a convocação da segunda lista está marcada para 24 de junho, com matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

FIQUE LIGADO - ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 superou a expectativa do Ministério da Educação (MEC) e bateu novo recorde, registrando 9,519 milhões de inscrições durante o prazo que se encerrou às 23h59 de ontem (23). Desse total, 1,8 milhão de estudantes deixou para fazer a inscrição no último dia.
Este dado representa um aumento de 21,8% em relação ao total de inscrições no Enem 2013, que foi de 7,834 milhões de registros. As regiões com maior número de inscritos foram sudeste e nordeste, com 3,407 e 3,062 milhões de cadastros, respectivamente. Na sequência vêm as regiões Sul (1,159 milhão), Norte (1,033 milhão) e Centro-Oeste (857,195 mil).
Vale ressaltar que tais estatísticas são preliminares, uma vez que os candidatos não isentos terão que pagar os 35 reais referentes a taxa até o próximo dia 28, para posterior confirmação da inscrição. É importante esclarecer que aqueles que não efetuarem o pagamento até a próxima quarta-feira não terão direito a realizar as provas do Enem 2014. Se você já quitou o boleto, basta aguardar a confirmação do sistema.
Se manter a tendência das últimas edições, este ano a maioria dos candidatos do Enem deve ser isenta da taxa de inscrição. Conforme informou o Ministro Henrique Paim, 60% dos inscritos no exame do ano passado declararam-se isentos, sendo que 10% não confirmaram a inscrição com o pagamento.
Em breve o MEC, juntamente com o Inep, devem publicar balanço geral com informações mais detalhadas e dados oficiais das inscrições do Enem 2014. Estamos acompanhando os órgãos oficiais e traremos a notícia em primeira mão aqui no maior Portal do Enem. Fique ligado!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

A REDAÇÃO NOTA 10 DO ENEM 2011


Redação de Mary Clea Ziu Lem Gun, Barueri (SP).

Cidadania virtual
           Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual, um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência, diferentes impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos meios de comunicação pode nos oferecer.
          A internet nos abre uma ampla porta de acesso aos mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um universo de informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais pessoas, de diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variadas classes sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que integra nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto as redes sociais simbolizam de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como se estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial , fortemente integrada ao mundo virtual.
          Toda a comodidade que a rede virtual nos oferece é , no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se publica na internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha entre o público e o privado. Afinal, a internet se constitui também como um ambiente social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas originadas no meio virtual podem sim trazer consequências para o mundo real. Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização de manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o real e o virtual.
          Para um bom uso da internet sem cair nas armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a construção da criticidade, o bom senso entre os usuários da rede, uma verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o real e o virtual. É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa cidadania.

Texto extraído do documento A Redação no ENEM 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/.

Aguarde novas publicações.
Eliv Dantas
Crédito a : CAMILA DALLA POZZA PEREIRA .

REDAÇÃO - O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO (2)

Continuação...

Por exemplo, para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” (ENEM 2011), você poderia desenvolver:
Tese: O excesso de exposição da vida privada nas redes sociais pode ter consequências graves, como situações de violência cibernética.
Argumentos:
1. explicação sobre o que é violência cibernética;
2. dados de pesquisas que comprovam a tese;
3. exemplos de situações de violência, como o cyber bullying;
4. depoimento de especialista no assunto; e
5. contra-argumento: aspectos positivos das redes sociais.
Proposta de intervenção: Alertar os jovens, por meio de campanhas, tanto na escola, por professores, como em casa, com os familiares, sobre os perigos da superexposição nas redes sociais.
Como desenvolver uma tese?

1. Você pode iniciar o desenvolvimento da tese transformando o tema em uma pergunta. Ainda usando o tema do ENEM 2011, ficaria da seguinte forma: “Viver em rede no século XXI: quais são os limites entre o público e o privado?” ou “Como viver em rede no século XXI? Quais são os limites entre o público e o privado?”.
2. A seguir, responda esta pergunta da maneira mais simples e clara possível, concordando ou discordando ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte; esta resposta será seu ponto de vista.
3. Pergunte a si mesmo o porquê da sua resposta buscando uma justificativa para ela em uma causa, um motivo, uma razão etc: essa justificativa será seu principal argumento.
4. Em seguida, reflita sobre os motivos que o levaram ao argumento principal, pois eles o ajudarão a fundamentar a sua posição: eles são seus argumentos auxiliares. Através das estratégias argumentativas mencionadas anteriormente, você desenvolverá seus argumentos.
5. A partir dessa reflexão você poderá iniciar o rascunho do seu texto, planejando-o. A sugestão proposta a partir do passo a passo acima é:

I. Interrogue o tema;
II. Responda com a opinião;
III. Justifique com o argumento principal;
IV. Fundamente-o com os argumentos auxiliares;
V. Apresente as estratégias argumentativas;
VI. Apresente a proposta de intervenção social e conclua.

Na próxima semana, continuaremos abordando a dissertação – argumentativa explicando como desenvolver a sua tese após o planejamento do seu texto. Fique atento às postagens, pois trataremos de cada tópico sobre como escrever o tipo textual pedido pelo ENEM, desde a introdução à conclusão para que, após isso, você possa escrever com segurança as propostas de redação. 

Próxima publicação é a Redação nota 10 do ENEM 2011
Eliv Dantas




REDAÇÃO - O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO (1)

PASSOS
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto.
Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la. Um texto dissertativo difere de um texto dissertativo-argumentativo por não haver a necessidade de demonstrar a verdade de uma ideia, ou tese, mas apenas de expô-la.
Seu objetivo é, em última análise, convencer ou tentar convencer o leitor mediante a apresentação de razões, em face da evidência de provas e à luz de um raciocínio coerente e consistente. E é exatamente esse tipo textual que a proposta de redação do ENEM cobra.
Um texto dissertativo-argumentativo deve combinar dois princípios de estruturação:
I – apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um
fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.
TESE – É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação.
ARGUMENTO – É a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.
II – utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor:
• exemplos;
• dados estatísticos;
• pesquisas;
• fatos comprováveis;
• citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
• alusões históricas; e
• comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.


Aguarde próxima publicação. Como fazer uma dissertação nos moldes apresentados.

REDAÇÃO - DISSERTAÇÃO




TERRA: uma preocupação constante

                Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
                Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
                Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança da  Primeira e Segunda guerra mundial, as quais provocam grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos entre  Israel e a faixa de Gaza, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
                Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente em virtude de tantas agressões acabe por se transformar em local inabitável.
                Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

BRANCA, Granatic. Técnicas Básicas de Redação.São Paulo:Scipione, 1995.

FIQUE LIGADO - ENEM


De acordo com com a última atualização publicada pelo ministério da Educação (MEC), até as 16h de ontem, dia 21 de maio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 já superava mais de 6 milhões de candidatos inscritos. Se compararmos com o mesmo dia e hora do ano passado, esse número representa um significativo aumento de 41%. A expectativa para este ano é que esse número supere a marca de 8 milhões.
Segundo o INEP, os estados com o maior número de inscritos são São Paulo (com 968.717), Minas Gerais (com 675.517) e o Rio de Janeiro (com 458.516) A maioria dos candidatos é mulher (3.659.233).
Para aqueles que ainda não efetuaram suas respectivas inscrições, a recomendação é para que o faço o mais rápido possível, já que o ritmo dos acessos no site do Inep deve se intensificar nas últimas horas. Para se ter uma ideia, segundo o próprio MEC, as solicitações de inscrições chegam a mais de mil por minuto. Entre 15h e 16h de ontem, foram concretizadas exatas 60.334 inscrições.
As inscrições terminam amanhã, dia 23 de maio, às 23h59. É importante ressaltar que os candidatos devem permanecer atentos a data limite de pagamento da taxa de inscrição, dia 28 de maio. Entretanto, estudantes da rede pública e candidatos com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos do pagamento. 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

REDAÇÃO - ARTIGO DE OPINIÃO



Cuidado: uso excessivo de internet e celular pode viciar

  • Danos ao cérebro seriam similares aos de drogas como a cocaína


RIO — A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, estudos recentes apontam que as mudanças causadas no cérebro pelo abuso na utilização da web são similares aos efeitos de drogas químicas, como o álcool e a cocaína.
— A dependência pela tecnologia é comportamental, as outras são químicas, mas ela causa o mesmo desgaste na ponta do neurônio que as drogas — explica Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Fobia de perder o celular
O problema, dizem os especialistas, é o usuário conseguir diferenciar a dependência do uso considerado normal. Hoje, a internet e os celulares são ferramentas profissionais e de estudo. De acordo com pesquisa realizada pela Google no ano passado, 73% dos brasileiros que possuem smartphones não saem de casa sem eles. A advogada Nídia Aguilar, por exemplo, diz se sentir ansiosa e incomodada quando fica longe do celular, pois usa o aparelho para se comunicar com clientes. Apesar de estar ciente do uso excessivo, ela considera o telefone fundamental para o trabalho.
— A linha que separa o uso do abuso é tênue. Mesmo que se use muito o celular, isso não caracteriza o vício. Na dependência patológica, o uso excessivo está ligado a um transtorno de ansiedade, como pânico ou fobia social — afirma a psicóloga Anna Lucia Spear King, pesquisadora do Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.
A pesquisadora é a pioneira no estudo científico da nomofobia, nome cunhado na Inglaterra para descrever o medo de ficar sem celular (no + mobile + fobia).
Ela explica que os principais sintomas da síndrome são angústia e sensação de desconforto quando se está sem o telefone e mudanças comportamentais, como isolamento e falta de interesse em outras atividades.
— Isso pode indicar que a pessoa está com algum problema que precisa ser investigado.
Atenção especial às crianças
A professora de piano Olga de Lena não se considera viciada em celular, mas admite que faz uso exagerado do seu iPhone. Ela diz não largar o telefone por questões profissionais. E ressalta os pontos positivos de ter conexão à internet na palma da mão, como pesquisar músicas durante uma aula ou usar o mapa para se localizar.
— Estou sempre com ele. O aluno pede uma música e eu acesso na mesma hora. Quando vou a um restaurante, ele fica em cima da mesa. Sei que não é de bom tom, mas eu deixo mesmo que seja no silencioso — conta Olga, que relata a sensação de ficar sem o smartphone. — É desesperador! Eu perdi o meu aparelho recentemente e me senti como se estivesse doente, faltando uma parte de mim.
O relato de Olga pode ser considerado normal, mas existem casos que chamam atenção. Cristiano Nabuco atendeu a uma mãe que tinha que dar o celular para o filho de dois anos para que ele saísse da cama. Pior, no shopping a criança pedia colo para as vendedoras das lojas para tocar no teclado. Segundo o psicólogo, a tecnologia está se tornando uma espécie de babá eletrônica, e os pais não conseguem medir as consequências disso.
É comum ver, em festas infantis, crianças isoladas com o celular do pai na mão em vez de estar brincando com os colegas. De acordo com Nabuco, tal comportamento interfere no desenvolvimento emocional do indivíduo, o que pode acarretar transtornos na fase adulta. Ele recomenda que os pais não deem smartphones e tablets para crianças muito novas e monitorem como os filhos estão usando a internet.
No Hospital das Clínicas de São Paulo, o tratamento da dependência em tecnologia é feito com 18 reuniões semanais de psicoterapia de grupo, tratamento psiquiátrico e suporte emocional para os familiares, modelo parecido com o adotado para outros vícios. A pesquisadora Anna Lucia explica que, em alguns casos, é preciso tomar medicação.
A psicóloga Luciana Nunes, do Instituto Psicoinfo, pede ações do governo para o tratamento dos dependentes. Segundo ela, existem diversos projetos para promover a inclusão digital, mas não para apoiar quem sofre com o uso em excesso da tecnologia.
— Com a popularização dos smartphones, o problema tende a crescer. Quanto mais interativo é o aparelho, maior o potencial de dependência — afirma a psicóloga.
Para não sofrer desse mal, os especialistas recomendam moderação, mesmo que o smartphone ou a internet sejam essenciais para determinadas atividades. Cristiano Nabuco aconselha que as pessoas fiquem ao menos uma hora por dia longe do celular e desabilitem as notificações automáticas de e-mail e redes sociais. Também é essencial manter atividades ao ar livre, com encontros presenciais com outras pessoas. É o que faz o estudante de administração Felipe Souza. Pelo celular, ele joga, manda mensagens, lê e-mails e até assiste televisão. Na internet, conversa pelo Skype e participa de jogos on-line, mas não abandona o futebol semanal com os amigos.
— O celular não afeta o meu dia a dia. Só fico com ele na mão quando não tenho nada melhor para fazer — diz.
Os sintomas
- Preocupação constante com o que acontece na internet quando está offline.
- Necessidade contínua de utilizar a web como forma de obter excitação.
- Irritabilidade quando tenta reduzir o tempo de uso.
- Utilização da internet como forma de fugir de problemas ou aliviar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade ou depressão.
- Mentir para familiares para encobrir a extensão do envolvimento com as atividades on-line.
- Diminuição ou piora do contato social com amigos e familiares.
- Falta de interesse em atividades fora da rede.
- Comprometimento das atividades profissionais e acadêmicas, como perda do emprego ou não ser aprovado na escola.
- Lesões nas articulações dos dedos causadas pela intensa digitação.
- Duração dos sintomas acima descritos por período maior que seis meses.
- A psicóloga Luciana Nunes explica que os sintomas descritos podem ser transpostos também para a dependência pelo celular.
- Um teste para medir a dependência da internet pode ser realizado no site www.dependenciadeinternet. com.br, mantido pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/cuidado-uso-excessivo-de-internet-celular-pode-viciar-8636717#ixzz32PLgA2Dl  © 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

REDAÇÃO - ARTIGO DE OPINIÃO

NOÇÕES BÁSICAS

É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião.

É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.

Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.

O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.

Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe:

a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.

b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.

c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.

d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.

e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.

f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.

g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).

h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.

i) Reescreva-o, se necessário.




segunda-feira, 19 de maio de 2014

FIQUE LIGADO - ENEM

Atire o primeiro livro que nunca apostou todas as suas fichas num tema para a redação do ENEM. Anualmente aparecem nas redes sociais e nas salas de aula possíveis temas, os quais não passam de meros palpites. Em 2013, o maior exame do mundo (!) surpreendeu a todos enfocando a Lei Seca e suas implicações na sociedade brasileira, num momento em que a mistura álcool e direção não mais atraía atenções da mídia como em anos anteriores.
Tendo isso em vista, é salutar “tentar adivinhar” a proposta de redação já que os palpites instigam os estudantes a se informar cada vez mais sobre os assuntos mais votados. No entanto, deve-se opinar com propriedade, o que só é possível analisando toda a trajetória do ENEM (de 1998 a 2013) e levando em consideração um aspecto relevante: tal exame sempre enfoca um problema social da realidade brasileira, o que potencializa o número de possibilidades, afinal, problemas não nos faltam.
Nesse sentido, segue uma lista das 10 grandes apostas de possíveis “candidatos” ao tema sobre o qual irão dissertar provavelmente mais de sete milhões de pessoas. Com base no contexto sociocultural brasileiro, foram selecionadas problemáticas que, se não forem escolhidas este ano, provavelmente serão nos seguintes. Vamos à leitura?
1: Problemas educacionais: a educação ainda não apareceu como tema de redação do ENEM, por isso é uma das grandes apostas. Podem figurar na proposta a carência na qualidade da formação de crianças e adolescentes, os resultados insuficientes em exames internacionais (em relação a português e matemática), a destinação de 75% dos “royalties” do petróleo para esse setor (medida eficaz?) e a elevada taxa de analfabetismo funcional, embora o Brasil tenha atingido a universalização do acesso ao ensino básico.
2: Envelhecimento da população e os novos desafios: redução da população em idade economicamente ativa, o que exige novas políticas públicas acerca da previdência, da saúde e do trabalho.
3: Mobilidade urbana: uso de transportes alternativos, precariedade das estradas, crescimento exponencial de venda de automóveis, insatisfação da população quanto aos transportes atuais.
4: Reforma política: repulsa aos partidos políticos e necessidade de modificar a política brasileira, tendo em vista o descontentamento do eleitor e o descrédito no voto como mola propulsora de evolução social.
5: Manifestações populares: causas, consequências, impactos do ativismo digital,  legado para o Brasil (o que muda de fato após os protestos?).
6: Direitos das minorias na sociedade: crianças e adolescentes (questão da maioridade penal, da negligência afetiva), idosos, homossexuais, dependentes químicos (questão da internação involuntária), obesos e pessoas com deficiências (questão da acessibilidade).
7: Expansão da classe média: novos desafios referentes à ascensão social, como necessidade governamental de ofertar serviços públicos de qualidade a uma população cada vez mais exigente e importância de um novo plano de previdência social.
8: Lixo na sociedade de consumo: como lidar com o descarte de resíduos na natureza e quais as perspectivas para solucionar tal questão, tendo em vista que tende a se agravar no futuro.
9: Igualdade de gênero: como garantir igualdade de direitos numa sociedade marcada por resquícios patriarcais, em que a mulher, a despeito de ingressar na vida profissional, acumula funções no trabalho e em casa e ainda ganha menos que o homem, ocupando os mesmos cargos.
10: Desigualdade econômica: conquanto o Brasil esteja obtendo êxito na erradicação da miséria (e seja a sétima economia mundial), ainda existe discrepância entre os muito economicamente favorecidos e os desfavorecidos.

Geneviève Faé
Professora de redação na Escola Apoio, pré-vestibular por disciplina (Caxias do Sul –RS). Prepara alunos para vestibulares e para o ENEM há seis anos.
Formada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela mesma Universidade.

 * Nós, do infoenem, agradecemos a professora Geneviève Faé pelo belíssimo artigo e pela inestimável contribuição ao nosso portal. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

VANGUARDAS EUROPEIAS - Parte I

  VANGUARDAS: ventos de inquietação e de mudanças
  
        Nas três primeiras décadas do século XX, o cenário artístico europeu também vivia um momento de grande agitação. Diferentes movimentos artísticos, denominados vanguardas, surgiram para estabelecer novas referências para a pintura, a literatura, a música e a escultura.

Tome Nota  
      De origem latina e alemã, o termo vanguarda aparece, já no século XII, associado a uma posição avançada de ataque, por oposição a retaguarda. No século XVIII, aparecem os primeiros registros de emprego metafórico da palavra para indicar aquilo que está em "primeiro lugar", que tem "precedência". A partir da Primeira Guerra Mundial, o termo voltou a ser usado com frequência para designar, nas letras francesas, a parte mais radical dos movimentos literários e estéticos, as propostas artísticas mais inovadoras.

      O novo século precisava criar as próprias referências estéticas. É nesse contexto histórico-cultural que nascem os vários "ismos": Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo.
     Praticamente todas as vanguardas lançaram manifestos. Esses manifestos eram textos que divulgavam as propostas das novas formas de expressão artística e definiam estratégias formais para alcançá-las.
Picasso,P. Cabeça (Estudo para As meninas de Avignon). 1907.

O projeto artístico das vanguardas europeias

        Cada uma das vanguardas que surgem no início do século XX, apresenta um projeto próprio, mas todas elas têm uma intenção em comum: romper radicalmente com os princípios que orientavam a produção artística do século XIX. Podemos resumir o projeto artístico como um movimento ousado que quer libertar a arte da necessidade de representar a realidade de modo figurativo e linear.
       O desafio para os artistas é claro: encontrar uma nova linguagem capaz de expressar a ideia de velocidade, capturar a essência transformadora da eletricidade, o dinamismo dos automóveis. Por conta disso, toda produção artística de vanguarda terá um caráter de ruptura, choque e de abertura. A ruptura se dá com os valores e princípios do passado; o choque com as expectativas do público. A abertura é marcada pela procura de novos modos de olhar e interpretar a realidade em permanente estado de transformação.
Balla, G. Velocidade abstrata: o tempo passou. 1913


       Nos últimos anos do século XIX, Paris é a capital cultural da Europa e pulsa com a agitação característica da Belle Époque. é o auge dos cafés literários, onde artistas e filósofos se encontram para avaliar o impacto que as descobertas tecnológicas e as transformações científicas trarão para a humanidade.
A agitação cultural de Paris é imensa. A própria cidade está de cara nova, reformada pelo projeto de desenvolvimento urbano implementado  meio século antes pelo barão Haussmann.
         É nesse contexto de produção que as vanguardas são elaboradas. Diferentes grupos se organizam em torno de líderes que assumem o papel de propor e divulgar novos caminhos para a arte.
     Surgem então os manifestos como meio de dar maior visibilidade às propostas das diferentes vanguardas. O contexto de circulação dos manifestos é o jornal.
        Ao lado dos manifestos, pinturas e esculturas começam a ser expostas em salões e galerias de arte, provocando grande impacto no público da época.
  
As vanguardas e o público       
   
          O espírito agressivo das vanguardas, anunciado no Manifesto do Futurismo, é confirmado pela reação do público, de modo geral, horrorizada na apresentação da primeira obra cubista: o quadro As Senhoras de Avignon, de Pablo Picasso em 1907, que mostra cinco prostitutas nuas, com o rosto e o corpo deformados. Entretanto, o quadro revela um modo revolucionário de representar a realidade, rompendo com os conceitos tradicionais de harmonia, proporção, beleza e perspectiva. Com essa obra nasce a pintura cubista e o seu criador.
          Passado o espanto inicial, o público parisiense dos salões e galerias acostuma-se à "nova arte". Reconhecem que os artistas nem sempre seguem as caminhos tradicionais para fazer circular suas ideias.

Picasso,P. As senhoras de Avignon. 1907.
Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm.
Na tela, cinco mulheres nuas exibem corpos e rostos definidos por formas geométicas. A deformação da ao observador a impressão de que foram talhadas a golpes de machado. Os braços são disformes, os cotovelos pontiagudos, acentuando os ângulos. Corpos e cabeças mostram simultaneamente o rosto e as costas, em uma impossibilidade física. Com a obra, Picasso destrói o mito da beleza feminina, ao mesmo tempo que alude à diversidade étnica deixando evidente nos rostos a inspiração das máscaras africanas.

FIQUE LIGADO - ENEM

terça-feira, 13 de maio de 2014

FIQUE LIGADO - ENEM

InfoEnem



A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou que não utilizará mais seu vestibular oficial. A partir de agora, o único processo seletivo da instituição corresponderá ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o qual utiliza exclusivamente as notas do Enem como critério para classificação de seus novos alunos.
A decisão foi tomada nesta segunda-feira (12), em Assembleia deliberativa realizada pela Câmara de Graduação da UFG. A reunião contou com exatos 70 coordenadores dos cursos de graduação, sendo que todos tiveram direito a votar a favor ou contra a adesão do SISU como única forma de acesso à universidade. Vale ressaltar que, até então, a Federal de Goiás preenchia metade das vagas via vestibular e a outra metade através do sistema do Ministério da Educação.
A instituição já vinha estudando a possibilidade de adesão integral ao SISU desde o ano passado, período em que promoveu uma série de reuniões e debates. No último deles, realizado no dia 5 de maio, representantes da UFG inclusive receberam convidados da Universidade Federal do Ceará (UFC), que já aderiu integralmente ao SISU há anos, para troca de experiências. Na oportunidade, o reitor Orlando Afonso Valle do Amaral afirmou que a adoção do Enem / SISU pelas principais universidades públicas é uma “tendência nacional”.
Após aprovação pela Câmara de Graduação, a proposta será encaminhada para o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec), órgão responsável pela elaboração de normas disciplinadoras do ingresso na UFG. O Cepec deve se reunir já nesta sexta-feira (16/05) para aprovar a proposta e oficializar a decisão.
A mudança será válida já para entrada de estudantes no início do ano que vem, através do SiSU 2015, que deve ocorrer em janeiro. Portanto, se você está interessado em ingressar na instituição, terá que prestar o Enem 2014. Fique atento pois as inscrições para o exame já estão rolando e seguem até o dia 23 deste mês.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

FIQUE LIGADO! - ENEM

InfoEnem



Seguindo rumores e especulações que tomaram conta da mídia e todos os tipos de meio de comunicação nas últimas semanas, na tarde de hoje foi dado o veredito: as provas do Enem 2014 estão confirmadas para os dias 8 e 9 de novembro.
O anúncio oficial foi realizado pelos representantes dos órgãos responsáveis pelo exame, o ministro da Educação Henrique Paim em companhia do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares.
Em sua declaração, tais autoridades ressaltaram a importância do exame e também informaram que este ano teremos mais novidades para reforçar a segurança do Enem. Uma delas consiste na revista eletrônica, que será feita através de um detector de metais para prevenir a entrada com relógios, pontos eletrônicos ou quaisquer aparelhos que possam ser utilizados em benefício do candidato nos dias e locais de prova.
Outra novidade será o combate a abstenção (falta de candidatos inscritos) nos dias das provas. Conforme informado nesta quinta, aqueles que não compareceram às provas do Enem 2013 e se inscreverem novamente nesta edição receberão uma mensagem do governo alertando sobre o problema de faltar ao exame.
Normalmente marcadas para o final de outubro, este ano as provas do maior exame do Brasil foram agendadas para o início de novembro por conta da realização das eleições presidenciais no mês anterior. No primeiro dia, sábado (08), os participantes responderão as questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, entre as 13h e as 17h30. Já no domingo (09), o desafio será resolver as provas de Linguagens e Códigos e Matemática, bem como elaborar a redação, num período de 5 horas e meia (13h as 18h30). O horário padrão será sempre o de Brasília.

Dê início aos seus estudos o quanto antes

Como já informamos em diversos artigos aqui no infoEnem, quanto antes você iniciar sua preparação, maior a chance de conseguir ótimos resultados no Enem e alcançar seus objetivos. Porém, como sabemos que muitos aguardam a liberação do edital e das inscrições (que ocorrem nos próximos dia 9 e 12, respectivamente) para fazê-lo, vamos lhe dar uma forcinha e orientá-lo a como começar, de fato, seus estudos para o Enem 2014.
Recomendamos que leia e siga as orientações dos artigos abaixo:

domingo, 11 de maio de 2014

FIQUE LIGADO - ENEM


Após muitos rumores que causaram ansiedade nos estudantes durante os últimos dias, e conforme o que havíamos previsto em matéria de divulgada aqui no Portal infoEnem, as inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio terão início neste mês de maio, mais precisamente no próximo dia 12.
A confirmação veio na tarde desta quinta-feira (08), em divulgação feita pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Chico Soares, juntamente com o ministro da Educação, Henrique Paim.
Os interessados em participar do Enem 2014 terão até o dia 23 de maio para acessarem a página do Inep e realizarem sua inscrição online. A previsão dos organizadores é que neste ano 8,2 milhões de participantes realizem sua inscrição no exame, o que representaria um crescimento de quase 14% em relação aos 7,2 milhões de inscritos em 2013.
O valor da inscrição será o mesmo dos últimos anos, de 35 reais, e poderá ser pago até a data limite de 28 de maio. Estudantes escolas públicas e / ou com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio 1.086,00) serão isentos da taxa.
Os representantes das duas instituições ainda informaram que o Edital contendo todas as regras e datas oficiais do exame será publicado nesta sexta-feira, dia 09, no Diário Oficial da União. Fique atento e acompanhe nosso Portal que faremos a divulgação aqui.

Veja a melhor maneira de estudar para o Enem 2014

    Artigo Original: Inscrições Enem 2014 terão início na próxima segunda-feira, 12 de maio Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014

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InfoEnem


Posted: 09 May 2014 06:14 AM PDT
Esta sexta-feira, 9 de maio, marca a largada oficial para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital, que traz todas as regras, datas e eventos importantes, acabou de ser publicado no Diário Oficial da União.
Veja nos tópicos abaixo uma síntese das principais determinações do documento oficial do Ministério da Educação:
 

Datas das provas

Conforme já havíamos noticiado aqui, as provas serão aplicadas em todo o Brasil daqui a 6 meses, nos dias 8 e 9 de novembro. No dia 8 o exame traz 45 questões de Ciências da Natureza mais 45 de Ciências Humanas, em 4,5 horas de duração. No dia 9, serão resolvidas 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Matemática e a produção da redação, em 5,5 horas.
 

Prazo de inscrições

O período de inscrição, que deverá ser realizada exclusivamente pela internet (site do Inep), vai de 12 a 23 de maio. O prazo limite para o pagamento dos R$ 35 referentes a taxa segue até dia 28 de maio. Vale lembrar que estudantes de escolas públicas e de baixa renda serão isentos deste valor.
 

Regras para a correção da redação

Será mantida a mesma base de 2013. Os candidatos serão avaliados em 5 competências, podendo ter pontuação de 0 a 200 cada uma delas, totalizando uma notá máxima de 1.000 pontos. Cada redação será avaliada por, no mínimo, dois corretores, sendo que cada um não terá acesso a correção do outro. Em caso de diferença de nota total superior a 100 pontos ou maior que 80 pontos para qualquer uma das cinco competências isoladas, a redação seguirá para um terceiro avaliador. A pontuação final corresponderá a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas. Caso a discrepância de pontuação informada acima seja mantida mesmo com o terceiro corretor, a redação será submetida a avaliação de uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final, sendo descartadas as notas anteriores.
 

Funções do Enem

A cada edição o Enem ganha mais importância devido as possibilidades que oferece aos candidatos. Confira para que poderá servir seu desempenho no Enem 2014:
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): Utiliza as notas do Enem para selecionar estudantes para as mais de 115 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil;
Programa Universidade para Todos (ProUni): Aproveita a pontuação no exame para selecionar bolsistas para instituições de ensino superior particulares;
Programa de Financiamento Estundatil (Fies): Exige a participação no Enem como um dos critérios para aprovação do financiamento de até 100% de um curso de graduação numa faculdade privada, para pagamento somente após a graduação.
Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec): De forma similar ao SiSU, preenche vagas em escolas de ensino técnico privadas e públicas através dos resultados do Enem;
Ciências Sem Fronteiras: Exige um desempenho mínimo no exame como pré-requisito para concessão de bolsas de intercâmbio para vários países;
Certificação do Ensino Médio: Através de uma pontuação estipulada na prova, possibilita ao candidato maior de 18 anos atrasado nos estudos retirar o diploma do ensino médio;
Vagas em Universidades internacionais: Novidade entre as funções do exame. A partir deste ano duas universidades estrantrangeiras, mais especificamente em Portugal (Coimbra e Beira Interior), utilizarão o Enem para selecão de estudantes brasileiros.
Para ter acesso ao edital completo do Enem 2014, acesse este link. A cobertura completa das inscrições você acompanha aqui, no maior Portal do Enem.

Veja a melhor maneira de estudar para o Enem 2014

    Artigo Original: Edital do Enem 2014 oficialmente publicado Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014

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InfoEnem


Posted: 11 May 2014 02:58 PM PDT
Daqui a poucas horas o Ministério da Educação (MEC) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) irão abrir o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. De acordo com previsão do MEC, espera-se que este ano o exame bata novo recorde de candidatos, com mais de 8 milhões de inscritos.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de maio, unicamente pela internet, no site do Inep. Após o término do processo, os estudantes deverão pagar os R$ 35 refentes a taxa de inscrição, até o dia 28 deste mês.
Entretanto, de acordo com informações do edital do Enem 2014, estudantes que se encaixam num dos pré-requisitos abaixo poderão se isentar do pagamento da taxa. Na edição do ano passado, por exemplo, cerca de 65% dos mais de 7 milhões de inscritos no Enem não tiveram que pagar os 35 reais para prestar o exame. Veja nos tópicos que seguem se você pode solicitar a isenção e saiba como fazê-lo.
 

Estudantes de escolas públicas

Aqueles que forem concluir o Ensino Médio no ano de 2014 e estiverem matriculados em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica, estarão AUTOMATICAMENTE isentos da taxa de inscrição. Se este for seu caso, fique tranquilo que não será necessário tomar nenhuma providência.
 

Lei de isenção

O candidato que possuir renda familiar de até 1 salário mínimo e meio (R$ 1.086) por pessoa poderá pedir a isenção da taxa mediante declaração de carência. Neste caso será necessário clicar no link “Declarar Carência”.
 

Baixa Renda

Os participantes que se encaixarem nos critérios de renda do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), poderão declarar serem membros de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São eles: pessoas com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 362) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 2.172). Aqui também será necessário acessar a opção “Declarar Carência”.
O Edital do Enem 2014 ainda exalta que o Inep reserva-se o direito de analisar a solicitação de isenção e exigir, a qualquer momento, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Exame para aquele que não comprovar tais informações.

Veja a melhor maneira de estudar para o Enem 2014

    Artigo Original: Como pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2014 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014

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