quinta-feira, 22 de maio de 2014

REDAÇÃO - DISSERTAÇÃO




TERRA: uma preocupação constante

                Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
                Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
                Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança da  Primeira e Segunda guerra mundial, as quais provocam grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos entre  Israel e a faixa de Gaza, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
                Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente em virtude de tantas agressões acabe por se transformar em local inabitável.
                Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

BRANCA, Granatic. Técnicas Básicas de Redação.São Paulo:Scipione, 1995.

Nenhum comentário: