quinta-feira, 22 de maio de 2014

REDAÇÃO - O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO (2)

Continuação...

Por exemplo, para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” (ENEM 2011), você poderia desenvolver:
Tese: O excesso de exposição da vida privada nas redes sociais pode ter consequências graves, como situações de violência cibernética.
Argumentos:
1. explicação sobre o que é violência cibernética;
2. dados de pesquisas que comprovam a tese;
3. exemplos de situações de violência, como o cyber bullying;
4. depoimento de especialista no assunto; e
5. contra-argumento: aspectos positivos das redes sociais.
Proposta de intervenção: Alertar os jovens, por meio de campanhas, tanto na escola, por professores, como em casa, com os familiares, sobre os perigos da superexposição nas redes sociais.
Como desenvolver uma tese?

1. Você pode iniciar o desenvolvimento da tese transformando o tema em uma pergunta. Ainda usando o tema do ENEM 2011, ficaria da seguinte forma: “Viver em rede no século XXI: quais são os limites entre o público e o privado?” ou “Como viver em rede no século XXI? Quais são os limites entre o público e o privado?”.
2. A seguir, responda esta pergunta da maneira mais simples e clara possível, concordando ou discordando ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte; esta resposta será seu ponto de vista.
3. Pergunte a si mesmo o porquê da sua resposta buscando uma justificativa para ela em uma causa, um motivo, uma razão etc: essa justificativa será seu principal argumento.
4. Em seguida, reflita sobre os motivos que o levaram ao argumento principal, pois eles o ajudarão a fundamentar a sua posição: eles são seus argumentos auxiliares. Através das estratégias argumentativas mencionadas anteriormente, você desenvolverá seus argumentos.
5. A partir dessa reflexão você poderá iniciar o rascunho do seu texto, planejando-o. A sugestão proposta a partir do passo a passo acima é:

I. Interrogue o tema;
II. Responda com a opinião;
III. Justifique com o argumento principal;
IV. Fundamente-o com os argumentos auxiliares;
V. Apresente as estratégias argumentativas;
VI. Apresente a proposta de intervenção social e conclua.

Na próxima semana, continuaremos abordando a dissertação – argumentativa explicando como desenvolver a sua tese após o planejamento do seu texto. Fique atento às postagens, pois trataremos de cada tópico sobre como escrever o tipo textual pedido pelo ENEM, desde a introdução à conclusão para que, após isso, você possa escrever com segurança as propostas de redação. 

Próxima publicação é a Redação nota 10 do ENEM 2011
Eliv Dantas




Nenhum comentário: