domingo, 25 de maio de 2008

Literatura - A linguagem do Romantismo - 2º ano

Depois de Gonçalves Dias, vários outros escritores também registraram a sensação de estar longe da pátria. Assim, parodiando a canção de Gonçalves Dias ou mantendo com ela relações de intertextualidade, escreveram canções do exílio, entre outros, os poetas Casimiro de Abreu, Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes. Na música popular brasileira, há sobre esse tema composições de Morais Moreira e Chico Buarque de Holanda, em parceria com Tom Jobim.
Agora é sua vez. Escreva você também uma canção do exílio, expressando sua visão a respeito do Brasil de hoje. Assim como fez Gonçalves Dias, que destacou a natureza brasileira, ressalte um aspecto de nosso país - social, político, natural, cultural -que represente a condição do Brasil hoje.

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


De Primeiros cantos (1847)

Gonçalves Dias

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Para 2° ano - Fique atualizado! Pesquise!

Para você ampliar seus conhecimentos sobre o Romantismo e suas relações com os contextos europeu e brasileiro, eis algumas sugestões:
VÍDEOS
Razão e sensibilidade, de Ang Lee; O homeme elefante, de David Lynch; Madame Sans-Gêne, de Christian Jacque; A queda da Bastilha, de Jim Goddard; Os Miseráveis, de Glenn Jordan, Sinfonia da primaver de Peter Shamony; Independência ou morte, de Carlos Coimbra, Carlota Joaquina, princesa do Brasil, de Carla Camuratti, Frankenstein, o terror das trevas, de Roger Corman.
LIVROS
Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe (Martins Fontes); Eurico o presbítero, de Alexandre Herculano (Ática); Viagens na minha terra, de Almeida Garret (Nova Alexandria);
Amor de perdição e A queda de um anjo, de Camilo Castelo Branco (Ática); Espumas flutuantes e outros poemas, de Castro Alves (Ática); Antologia de poesia brasileira - Romantismo (Ática).
MÚSICA
O movimento romântico na música erudita estende-se por todo o século XIX. Ouça a música dos compositoes Beethoven, Schubert, Schumann, Mendeossohn, Chopin, Liszt, Vagner, Verdi, Tchaikovisky entre outros.
Ouça também, da MPB, Flores do mal de Frejat, e Românicos de Rita Ribeiro.
ARTES PLÁSTICAS
Conheça a pintura de Goya, Géricault, Delacroix, Turner e Constable e a escultura de Augusto Rodin.
CD-ROM
Castro Alves (Temas Eventos Culturais).
OBJETIVO
Desenvolver :
Competências -
  • 1,2,3,4 e 5.
Habilidades -
  • Relacionar linguagem verbal e cultura.
  • Comparar os diferentes usos da língua portuguesa.
  • Adequar o uso da língua a diferentes usos.
Fonte - Cereja, William Roberto. Português: linguagens: volume 2: ensino médio - São Paulo. Atual, 2005.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Desafio - 2

Caro aluno, mais um desafio para você!


Até quando um trem pode entrar no túnel?

segunda-feira, 12 de maio de 2008

ATIVIDADE PARA ALUNOS DO 3º ANO

Proponho a seguinte reflexão a ser realizada em grupo: " Considerando as discussões sobre ficção e realidade e sobre a importância de analisarmos tudo o que lemos, reflitam novamente sobre a afirmação de Emília: 'Verdade é uma espécie de mentira bem empregada, das que ninguém desconfia. Só isso'. Respondam : Em meio a tanta informação, como deve ser o nosso olhar sobre o mundo para não nos perdermos em contradições e superarmos os limites da nossa ignorância?"

Para o estudo do Pré-Modernismo e Modernismo poesia - Dicas de Leitura e Filmes

Dicas de Filmes

  • Guerra de Canudos. Direção de Sérgio Rezende, com José Wilker e Cláudia Abreu. 1997.
Reconstituição de um dos mais violentos episódios da história do Brasil, com destaque para o lado humano das personagens envolvidas.
  • Policarpo Quaresma, herói do Brasil. Direção de Paulo Thiago, com Paulo José e Giulia Gam. 1998.

As aventuras de um herói visionário e lunático que luta, entre outras coisas, para tornar o tupi-guarani a língua oficial do Brasil.

  • Eternamente Pagu. Direção de Norma Bengell, com Carla Camuratti e Antônio Fagundes.1987.

A vida de Patrícia Galvão, a Pagu, mulher ligada ao movimento modernista, emoldurda pelos acontecimentos da época.

  • Macunaíma. Direção de Joaquim Pedro de Andrade, com Grande Otelo e Paulo José.1969

Menino negro, que nasce numa tribo de índios, cresce malandro, vira branco e acaba desembarcando em São Paulo.

  • Lição de Amor. Direção de Eduardo Escorel, com Lilian Lemmertz e Rogério Fróes. 1976.

Baseado no livro Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade, este filme trata das aulas particulares e das lições de amor que uma governanta alemã dá ao filho adolescente do seu patrão.

Leitura recomendada

  • Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

O general que nunca viu uma batalha. O almirante que jamais comandou um navio. O que faria um apaixonado pela pátria, um nacionalista, se topasse com pessoas como essas ocupando o poder?

Aproveite para ler um romance diferente em que os problemas da sociedade brasileira são apresentados sem enfeites, com linguagem jornalística e humor cheio de ironia. E descubra o Triste fim de Policarpo, um brasileiro bem intencionado, mas ingênuo, que pretendeu reformar o Brasil.

  • Meus poemas preferidos, de Manuel Bandeira

Que tal ler os poemas que o próprio Manuel Bandeira escolheu como os seus prediletos? Você vai descobrir que é possível descrever com pouqíssimas palavras cenas cheias de doçura ou de espanto. Como em "Irene no céu":

"Irene preta

Irene boa

Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:

-Licença, meu branco!

E São Pedro Bonachão:

-Entra, Irene. Você não precisa pedir licença."

Fonte - Sarmento, Leila Lauar. Português: literatura, gramática, produção de texto: volume único - São Paulo: Moderna, 2004

domingo, 11 de maio de 2008

ACERTE ESSE DESAFIO

Proposto um problema, devemos utilizar a lógica para atingir o resultado.


Mas devemos levar em conta toda uma estratégia como dizia SIR ARTHUR CONAN DOYLE, na pessoa de seu maior personagem, Sherlock Holmes:
"Tendo excluído tudo que é impossível, aquilo que fica, por mais improvável que pareça, é a verdade..."


Mate essa charada:

Você precisa atravessar um rio com um leão, um carneiro e um fardo de capim. Na canoa, só cabe um animal ou o fardo de capim por vez. Se você levar o capim, o leão come o carneiro; se levar o leão, o carneiro come o capim. Como fazer?

INFORMAÇÕES SOBRE O ENEM 2008

Enem 2008: inscrições estão abertas

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2008, o Enem, estão abertas até o dia 30 de maio. O interessado pode se inscrever pela internet ou nas agências dos Correios. A prova será realizada no dia 31 de agosto, às 13 horas (horário de Brasília).

Podem se inscrever ao Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio em 2008 quanto pessoas que já o concluíram em anos anteriores.

Inscrições pelos Correios

Todas as escolas que preencheram o Censo Escolar 2007 vão receber fichas de inscrição. Alunos da rede pública podem retirar a ficha na escola e, depois de preenchida, entregá-la numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.

Estudantes da rede privada de ensino também podem retirar a ficha na própria escola, mas devem efetuar pagamento de taxa no valor de 35 reais, em qualquer agência bancária, antes de entregar a ficha nos Correios. Quem já finalizou os estudos em anos anteriores, ou seja, o egresso do ensino médio, pode retirar a ficha direto nos Correios e também pagará 35 reais pela inscrição.

Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes.

Inscrições pela Internet

Para realizar a inscrição via Internet, o interessado deverá acessar a página www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha e imprimir o comprovante. Quem optar pela inscrição via rede mundial de computadores, no caso de egressos e estudantes de escolas privadas, não poderá solicitar isenção de taxa. Isso porque o sistema gera boleto automaticamente, que deve ser pago em qualquer agência bancária. O boleto estará disponível na página do Inep até o dia 25 de julho.

Necessidades especiais

Os alunos com necessidades educacionais especiais deverão declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessita para a realização do Enem, como condição para que possam receber atendimento apropriado. Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados até o dia 13 de junho.

Confirmação

Independente da forma escolhida para inscrição, o aluno receberá, até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

O exame, que é de caráter voluntário, terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.

Em 2007, cerca de 3 milhões de alunos se inscreveram no exame. O Enem serve de seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 Instituições de Ensino Superior (IES).
Resultados
O estudante receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados. O participante poderá também acessar o boletim pela Internet, tendo em mãos o CPF e a senha de acesso.
Veja aqui a portaria que estabelece a sistemática para a realização do Enem 2008.

Assessoria de Imprensa do Inep

INTERTEXTUALIDADE - ARCADISMO - ATIVIDADE PARA 2º ANO

Conheça a letra de Casa no campo, composição de Zé Rodrix que fez muito sucesso nos anos 70.

Eu quero uma casa no campo
onde eu possa compor muitos rocks-rurais
e tenha somente a certeza
dos amigos do peito e nada mais.
Eu quero uma casa no campo
onde eu possa ficar
do tamanho da paz e tenha somente a certeza
dos limites do corpo
e nada mais.
Eu quero carneiro e cabras pastando
solenes no meu jardim
eu quero o silêncio das línguas cansadas
eu quero a esperança de óculos
e meu filho de cuca legal
eu quero plantar e colher com a mão
a pimenta e o sal.
Eu quero uma casa no campo
do tamanho ideal, pau-a-pique, sapê
onde eu possa plantar meus amigos
meus discos e livros
e nada mais.
  • Que semelhança há entre a letra de Zé Rodrix e os poemas árcades?