sexta-feira, 16 de maio de 2008

Para 2° ano - Fique atualizado! Pesquise!

Para você ampliar seus conhecimentos sobre o Romantismo e suas relações com os contextos europeu e brasileiro, eis algumas sugestões:
VÍDEOS
Razão e sensibilidade, de Ang Lee; O homeme elefante, de David Lynch; Madame Sans-Gêne, de Christian Jacque; A queda da Bastilha, de Jim Goddard; Os Miseráveis, de Glenn Jordan, Sinfonia da primaver de Peter Shamony; Independência ou morte, de Carlos Coimbra, Carlota Joaquina, princesa do Brasil, de Carla Camuratti, Frankenstein, o terror das trevas, de Roger Corman.
LIVROS
Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe (Martins Fontes); Eurico o presbítero, de Alexandre Herculano (Ática); Viagens na minha terra, de Almeida Garret (Nova Alexandria);
Amor de perdição e A queda de um anjo, de Camilo Castelo Branco (Ática); Espumas flutuantes e outros poemas, de Castro Alves (Ática); Antologia de poesia brasileira - Romantismo (Ática).
MÚSICA
O movimento romântico na música erudita estende-se por todo o século XIX. Ouça a música dos compositoes Beethoven, Schubert, Schumann, Mendeossohn, Chopin, Liszt, Vagner, Verdi, Tchaikovisky entre outros.
Ouça também, da MPB, Flores do mal de Frejat, e Românicos de Rita Ribeiro.
ARTES PLÁSTICAS
Conheça a pintura de Goya, Géricault, Delacroix, Turner e Constable e a escultura de Augusto Rodin.
CD-ROM
Castro Alves (Temas Eventos Culturais).
OBJETIVO
Desenvolver :
Competências -
  • 1,2,3,4 e 5.
Habilidades -
  • Relacionar linguagem verbal e cultura.
  • Comparar os diferentes usos da língua portuguesa.
  • Adequar o uso da língua a diferentes usos.
Fonte - Cereja, William Roberto. Português: linguagens: volume 2: ensino médio - São Paulo. Atual, 2005.