quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Como é uma reportagem - Definição e passos a seguir


Como a notícia a reportagem também é um gênero jornalístico.
Seu objetivo é dar a conhecer um fato com maior profundidade, ampliando o enfoque sobre ele por meio da apresentação de dados estatísticos, mapas, gráfico, fotografias, etc., além da opinião da equipe de reportagem e de pessoas envolvidas com o assunto.
· Os veículos utilizados para a transmissão das reportagens são os jornais escritos e falados, em revistas e na internet.
· Não há prioridade na reportagem ela se ocupa tanto da informação como do comentário.
· Procurando manter a neutralidade da imprensa em relação aos assuntos e fatos abordados usam-se uma linguagem impessoal. Entretanto, em algumas situações a linguagem deixa transparecer a posição jornalística sobre o fato ou assunto tratado.
· Uma reportagem é formada de vários textos, nos quais normalmente são apresentados fatos, opiniões, dados estatísticos, tabelas e mapas relacionados ao assunto principal.
· A linguagem é clara, objetiva, direta, tendendo à impessoalidade, acessível à maioria dos leitores, e embora deixe claras as opiniões dos jornalistas.
· A variedade lingüística utilizada é a padrão da língua.
· As formas verbais e os tempos que predominam é o presente, em terceira pessoa. Pois diferentemente da notícia, esse tempo verbal predomina na reportagem devido à ampliação do enfoque sobre os fatos, ao buscar diferentes versões para eles. O presente do indicativo produz no leitor a impressão de que novas versões ou interpretações dos fatos podem surgir, isto é, de que a discussão sobre o assunto continua em aberto.

Agora que você observou as características de uma reportagem veremos os passos de como montar uma matéria:
a) Entrevistem pessoas que possam opinar a respeito do assunto e/ou procurem informações sobre ele em jornais e revistas. Reúnam alguns textos sobre os acontecimentos principais, curiosidades, entrevistas, estatísticas, fotos.
b) Organizem o material obtido e escrevam a reportagem procurando transmitir junto com as informações o ponto de vista do grupo e dos entrevistados sobre o assunto.
c) Procurem estabelecer conexões entre o assunto principal e assuntos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, tabelas, mapas, boxes informativos, estatísticas, fotografias, etc.
d) Escrevam em linguagem objetiva e clara e empreguem a variedade padrão da língua.
e) Tenha em mente o leitor de sua reportagem – colegas da sua classe e de outras, professores, familiares e amigos.
f) Planejem o aspecto visual da reportagem, isto é, a distribuição dos textos em colunas ou não a posição das fotos, títulos, tabelas, etc. Lembrem-se de que as fotos devem ser acompanhadas de legendas. Dêem à reportagem um título que atrais a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, indique o assunto que ela tem por tema. Se julgarem necessário, criem também um subtítulo.
g) Montem a reportagem e façam uma revisão cuidadosa, seguindo esses passos: observe se a reportagem apresenta informações, opiniões e diferentes pontos de vista sobre o assunto. Observe se há conexão entre o fato principal e fatos paralelos, feita por meios de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, fotografias, etc. Observe se a linguagem está de acordo com o gênero textual e adota a variedade padrão da língua. Modifique o que for necessário e sob a orientação do professor, apresentem sua matéria jornalística.

Bom trabalho!

Fonte: Cereja, William Roberto. Português: linguagens: vol. 2: ensino médio. 5. ed. - São Paulo: Atual, 2005.

4 comentários:

Francielly disse...

Gostei dessas definições sobre a entrevistaa !
;*

claudia disse...

ótimo adorei as definições, me ajudaram muito em um trabalho.

Anônimo disse...

ótimo adorei as definições, me ajudaram muito em um trabalho.

Anônimo disse...

olha eu tambem gostei muito mas nao poderia fazer uma definiçao menor eu preciso aprender para fazer uma chamada oral e agora fica mais dificil se for muito grande como essa