quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Como é uma reportagem - Definição e passos a seguir


Como a notícia a reportagem também é um gênero jornalístico.
Seu objetivo é dar a conhecer um fato com maior profundidade, ampliando o enfoque sobre ele por meio da apresentação de dados estatísticos, mapas, gráfico, fotografias, etc., além da opinião da equipe de reportagem e de pessoas envolvidas com o assunto.
· Os veículos utilizados para a transmissão das reportagens são os jornais escritos e falados, em revistas e na internet.
· Não há prioridade na reportagem ela se ocupa tanto da informação como do comentário.
· Procurando manter a neutralidade da imprensa em relação aos assuntos e fatos abordados usam-se uma linguagem impessoal. Entretanto, em algumas situações a linguagem deixa transparecer a posição jornalística sobre o fato ou assunto tratado.
· Uma reportagem é formada de vários textos, nos quais normalmente são apresentados fatos, opiniões, dados estatísticos, tabelas e mapas relacionados ao assunto principal.
· A linguagem é clara, objetiva, direta, tendendo à impessoalidade, acessível à maioria dos leitores, e embora deixe claras as opiniões dos jornalistas.
· A variedade lingüística utilizada é a padrão da língua.
· As formas verbais e os tempos que predominam é o presente, em terceira pessoa. Pois diferentemente da notícia, esse tempo verbal predomina na reportagem devido à ampliação do enfoque sobre os fatos, ao buscar diferentes versões para eles. O presente do indicativo produz no leitor a impressão de que novas versões ou interpretações dos fatos podem surgir, isto é, de que a discussão sobre o assunto continua em aberto.

Agora que você observou as características de uma reportagem veremos os passos de como montar uma matéria:
a) Entrevistem pessoas que possam opinar a respeito do assunto e/ou procurem informações sobre ele em jornais e revistas. Reúnam alguns textos sobre os acontecimentos principais, curiosidades, entrevistas, estatísticas, fotos.
b) Organizem o material obtido e escrevam a reportagem procurando transmitir junto com as informações o ponto de vista do grupo e dos entrevistados sobre o assunto.
c) Procurem estabelecer conexões entre o assunto principal e assuntos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, tabelas, mapas, boxes informativos, estatísticas, fotografias, etc.
d) Escrevam em linguagem objetiva e clara e empreguem a variedade padrão da língua.
e) Tenha em mente o leitor de sua reportagem – colegas da sua classe e de outras, professores, familiares e amigos.
f) Planejem o aspecto visual da reportagem, isto é, a distribuição dos textos em colunas ou não a posição das fotos, títulos, tabelas, etc. Lembrem-se de que as fotos devem ser acompanhadas de legendas. Dêem à reportagem um título que atrais a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, indique o assunto que ela tem por tema. Se julgarem necessário, criem também um subtítulo.
g) Montem a reportagem e façam uma revisão cuidadosa, seguindo esses passos: observe se a reportagem apresenta informações, opiniões e diferentes pontos de vista sobre o assunto. Observe se há conexão entre o fato principal e fatos paralelos, feita por meios de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, fotografias, etc. Observe se a linguagem está de acordo com o gênero textual e adota a variedade padrão da língua. Modifique o que for necessário e sob a orientação do professor, apresentem sua matéria jornalística.

Bom trabalho!

Fonte: Cereja, William Roberto. Português: linguagens: vol. 2: ensino médio. 5. ed. - São Paulo: Atual, 2005.

Um comentário:

Francielly disse...

Gostei dessas definições sobre a entrevistaa !
;*