quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Notícia ou reportagem?


No texto a seguir, o estudioso Juarez Bahia comenta as diferenças entre notícia e reportagem.
Vejam quais são elas.

a) Enquanto a notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra como é que isso se deu. Tomada como método de registro, a notícia se esgota no anúncio; a reportagem, porém só se esgota no desdobramento, na pormenorização, no amplo relato dos fatos.

b) O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação - em que a notícia deixa de ser sinônimo de nota - e se situa no detalhamento, no questionamento da causa e feito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética.

c) Com essa ampliação de âmbito a reportagem atribui à notícia um conteúdo que privilegia a versão. Se a notícia é geralmente a história de uma só versão [...], a reportagem é por dever e método a soma das diferentes versões de um mesmo acontecimento.

d) [...] É fundamental ouvir todas as versões de um fato para que a verdade apurada não seja apenas a verdade que se pensa que é e sim a verdade que se demonstra e tanto que possível se comprova.

Fontes

Jornal, história e técnica – As técnicas do jornalismo. 4. ed. São Paulo: Ática, 1990. v. 2, p 49-50.
Cereja, William Roberto. Português: linguagens: vol. 2: ensino médio. 5. ed. - São Paulo: Atual, 2005.

Nenhum comentário: