sábado, 16 de agosto de 2008

MUDANÇA DE GRAFIA - MUDANÇA DE SIGNIFICADO

Quando uma pequena mudança de grafia faz uma enorme mudança de significado.
- A gente e agente

a) A gente = nós; o povo, as pessoas.

Exemplo: Nós vamos à praia este fim de semana. (Forma mais culta.) .
A gente vai à praia este fim de semana. (Forma mais popular.)

b) Agente = indivíduo encarregado, responsável por determinada ação: aquele que age. Agente possui também outros significados.
Exemplo: Meu pai é agente de viagens da Varig.

- Bebedouro ou bebedor d'água

............. Internauta me passou e-mail, inconformado com a inscrição que há na estação rodoviária de Araçatuba: "bebedor d'água". Bebedor é aquele que bebe muito.
Exemplo: Joaquim é um bom bebedor de cerveja.
"Bebedouro", segundo o Aurélio, é designação genérica de diferentes tipos de aparelhos ligados à rede hidráulica de edifícios, que fornecem água a temperatura normal ou gelada, e que permitem beber sem necessidade de copo, muito utilizados em escolas, fábricas, escritórios, lojas, etc. Que tal o administrador fazer a correção: bebedouro d'água?
Araçatuba gosta de dar demonstração aos visitantes de que cuida mal do português. As placas colocadas nos canteiros centrais da av. Brasília é um exemplo evidente disso.

- QUE POBREZA!
............ O certo é mendicância e não mendigância, como algumas pessoas falam. Ocorre aqui uma contaminação fonética indevida por causa do verbo mendigar.

- UM ERRO QUE NÃO DÁ PARA DISFARÇAR
............No dia-a-dia, certas palavras tendem a mudar de rosto. Já se vêem pessoas falarem (e escreverem) desfarce em lugar de disfarce. Talvez a confusão se deva à semelhança com o verbo desfazer, por meio de contaminação fonética.

- NÃO CONFUNDA ALHOS COM BUGALHOS
............A semelhança fonética de duas palavras não supõe que signifiquem a mesma coisa ou sejam escritas do mesmo modo. Três exemplos para evitarmos tropeços: peão (empregado, operário) e pião (brinquedo infantil); soar (produzir som) e suar (transpirar); xeque (soberano árabe) e cheque (documento bancário).

- CAINDO A MÁSCARA
............Cada palavra tem o seu significado próprio. Desmistificar é bem diferente de desmitificar. Desmistificar uma pessoa é desmascará-la, mostrar que não é uma santinha e que não merece confiança. Desmitificar um artista, por exemplo, é apenas revelar que ele é uma pessoa comum, e não um mito.

- QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA
............Por vezes uma letrinha pode ser decisiva na hora de grafar uma palavra. E um descuido pode causar problemas sérios. Por exemplo: na maternidade, quem é lactante e quem é lactente?
Lactante é a mãe ou uma mulher que amamenta a criança de peito. Já o lactente é o bebê que está em idade de mamar. E quem não chora...

- Diferença
............Uma letra faz a diferença. E que diferença! O Correio Braziliense desconhece a regra. Escreveu ''ataque eminente'' em vez de ''iminente''. Eminente quer dizer importante, de alta qualificação (eminente deputado). Iminente significa prestes a acontecer: A queda dos juros parece iminente.

Da equipe RESENHAS: resenhas@resenhas.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom gostei dessa correção de grafia. Mais asvezes o dia-a-dia que não nos deixa ser tão formal nas palavras.