quinta-feira, 2 de junho de 2016

REDAÇÃO 2016 - TIPOS DE CONCLUSÃO


 Conclusão -04 formas para você diversificar

 
 
 
 
 
 
 
 
 
1. Através de resumo
“O relacionamento familiar”  tem suas particularidades, mas a maioria dos pais revela que, além das preocupações já mencionadas, sentem-se sufocados com as exigências materiais dos jovens, que comprometem o orçamento doméstico de tal forma que eles não têm alternativa a não ser adiar seus próprios sonhos.
(Nilce Rezende Fernandes. Estado de Minas)
 
O produtor retoma, resumidamente, aquilo que explorou durante o texto.
 
2. Através de uma proposta
“Vamos começar uma vida nova, de início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas desta vez com nossos próprios olhos.”(Stephen Kanitz - Veja)
 
O autor faz uma (ou várias ) sugestões daquilo que deve ser feito para transformar a realidade apontada durante o restante do texto.
O verbo “vamos” apareceu três vezes. Recurso argumentativo e não como mera repetição.

 
3. Através de um questionamento:
“Quem é que vai pôr freios nessa gente, gentinha, gentalha? Quem sabe uma mudança na legislação que retire deles a proteção da idade, transformando-os em responsáveis por seus atos e, portanto, passíveis de cadeia, fizesse algum bem. Se os pais não cuidam deles, chamem a polícia.”
(Cézar Giobb)
 
O autor parte de um questionamento para encerrar seu raciocínio.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4. Através de uma constatação que ainda não apareceu no restante do texto:
“De todas as grandes regiões do mundo, a África abaixo do Saara é a que determina o século nas mais dolorosas condições, a não ser nos filmes de leões para o circo da televisão, onde o negro só aparece para segurar a câmara do branco, como antes segurava os rifles no safári.”
(David Lerer)
 
Deve confirmar sua estratégia de convencimento exposta ao longo da redação.

 

Observações:

  • A conclusão corresponde a um único parágrafo que finaliza a redação;
  • A conclusão deve ser sucinta sem, no entanto, destoar muito dos demais parágrafos. Lembrem-se de que os parágrafos devem ser simétricos, ou seja, devem ter mais ou menos o mesmo tamanho – algo em torno de cinco linhas;
  • Não se esqueçam de retomar a ideia inicial - a tese. Esse procedimento é imprescindível para que não haja dúvidas quanto ao ponto de vista desenvolvido ao longo de todo o texto. É como se repetíssemos o que fora colocado na introdução, mas em um tom de fechamento;
  • Não acrescentem informações novas na conclusão. As ideias devem ser expostas ao longo do desenvolvimento. O último parágrafo apenas finaliza a temática em discussão;
  • Apresente possíveis soluções para os problemas expostos ao longo do texto. A elaboração de propostas de ação social é um item indispensável quando se trata da redação do ENEM;
  • O uso de conectivos de valor conclusivo também enrique uma conclusão. Conjunções, como “portanto”, “então”, “logo”, por exemplo, são ferramentas importantes na hora de fechar o texto;
  • Evite construções do tipo “conclui-se que”, “pode-se concluir”, “concluindo”, por exemplo. Isso torna seu discurso redundante;
  • Nunca termine com perguntas reflexivas ou reticências, ou seja, evite qualquer recurso que possa deixar o corretor em dúvida a respeito de seu posicionamento crítico. A conclusão deve confirmar sua tese, sem margens para questionamento.

FIQUE ATENTO!

Seu texto é uma unidade de sentido. As partes que o compõem – introdução, desenvolvimento e conclusão – devem estar conectadas, ratificando uma clara progressão da ideia. O último parágrafo tem um importantíssimo papel nesse processo visto que é ele o responsável pelo fechamento do raciocínio. Logo, a conclusão deve confirmar sua estratégia de convencimento exposta ao longo da redação.

Nenhum comentário: