Conclusão -04 formas para você diversificar
1. Através de resumo
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“O
relacionamento familiar” tem suas
particularidades, mas a maioria dos pais revela que, além das preocupações já
mencionadas, sentem-se sufocados com as exigências materiais dos jovens, que
comprometem o orçamento doméstico de tal forma que eles não têm alternativa a
não ser adiar seus próprios sonhos.
”(Nilce Rezende
Fernandes. Estado de Minas)
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O produtor retoma,
resumidamente, aquilo que explorou durante o texto.
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2. Através de uma proposta
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“Vamos começar uma vida nova, de
início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos
criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o
mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o
Brasil, mas desta vez com nossos próprios olhos.”(Stephen Kanitz -
Veja)
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O autor faz uma (ou
várias ) sugestões daquilo que deve ser feito para transformar a realidade
apontada durante o restante do texto.
O verbo “vamos” apareceu três vezes. Recurso argumentativo e não como mera repetição. |
3. Através de um
questionamento:
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“Quem
é que vai pôr freios nessa gente, gentinha, gentalha? Quem sabe uma mudança
na legislação que retire deles a proteção da idade, transformando-os em
responsáveis por seus atos e, portanto, passíveis de cadeia, fizesse algum
bem. Se os pais não cuidam deles, chamem a polícia.”
(Cézar
Giobb)
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O autor parte de um
questionamento para encerrar seu raciocínio.
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4.
Através de uma constatação que ainda não apareceu no restante do texto:
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“De
todas as grandes regiões do mundo, a África abaixo do Saara é a que determina
o século nas mais dolorosas condições, a não ser nos filmes de leões para o
circo da televisão, onde o negro só aparece para segurar a câmara do branco,
como antes segurava os rifles no safári.”
(David Lerer)
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Deve confirmar
sua estratégia de convencimento exposta ao longo da redação.
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Observações:
- A conclusão
corresponde a um único parágrafo que finaliza a redação;
- A conclusão
deve ser sucinta sem, no entanto, destoar muito dos demais parágrafos.
Lembrem-se de que os parágrafos devem ser simétricos, ou seja, devem ter
mais ou menos o mesmo tamanho – algo em torno de cinco linhas;
- Não se
esqueçam de retomar a ideia inicial - a tese. Esse procedimento é
imprescindível para que não haja dúvidas quanto ao ponto de vista
desenvolvido ao longo de todo o texto. É como se repetíssemos o que fora
colocado na introdução, mas em um tom de fechamento;
- Não
acrescentem informações novas na conclusão. As ideias devem ser expostas
ao longo do desenvolvimento. O último parágrafo apenas finaliza a temática
em discussão;
- Apresente possíveis soluções para os problemas expostos ao longo do
texto. A elaboração de
propostas de ação social é um item indispensável quando se trata da
redação do ENEM;
- O uso de
conectivos de valor conclusivo também enrique uma conclusão. Conjunções,
como “portanto”, “então”, “logo”, por exemplo, são
ferramentas importantes na hora de fechar o texto;
- Evite
construções do tipo “conclui-se que”, “pode-se concluir”, “concluindo”,
por exemplo. Isso torna seu discurso redundante;
- Nunca
termine com perguntas reflexivas ou reticências, ou seja, evite qualquer
recurso que possa deixar o corretor em dúvida a respeito de seu
posicionamento crítico. A conclusão deve confirmar sua tese, sem margens
para questionamento.
FIQUE
ATENTO!
Seu
texto é uma unidade de sentido. As partes que o compõem – introdução,
desenvolvimento e conclusão – devem estar conectadas, ratificando uma clara
progressão da ideia. O último parágrafo tem um importantíssimo papel nesse
processo visto que é ele o responsável pelo fechamento do raciocínio. Logo, a
conclusão deve confirmar sua estratégia de convencimento exposta ao longo da
redação.
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