segunda-feira, 9 de março de 2015

REDAÇÃO - A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Redação do Enem: A Importância do Planejamento
 
Final e início de ano são épocas de resolução para o ano que se inicia e com 2015 não poderia ser diferente. Para quem irá prestar o Enem 2015 ou outros vestibulares, este é o momento ideal para organizar um planejamento de estudos até a data do exame, incluindo a preparação e chegando à revisão dos conteúdos.
Para aqueles candidatos que podem pagar por um cursinho, este é o momento de escolher a instituição; já que para aqueles que estudarão em casa, é hora de sentar e de se planejar.
Estudar em casa não é uma tarefa nada fácil, pois exige uma disciplina rígida e um comprometimento sólido e sabemos que isso é complicado quando a rotina é dividida entre trabalho e estudos.
Por isso, autocontrole é fundamental e, para obtê-lo, manter um dia a dia organizado é essencial e estudar sempre nos mesmos horários e no mesmo cômodo de casa ajuda nesta organização e na ambientação do corpo. Falando no corpo, este precisa de boas noites de sono para descansar e, portanto, ir dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive aos fins de semana, é muito importante.
O ambiente de estudo precisa ser bem ventilado e iluminado para espantar a sonolência, mas não em excesso para não causar insônia; o silêncio é fundamental para a concentração ser constante.
Porém, o estudo não deve ser uma tarefa que deve ser feita sem interrupções; pausas de dez minutos auxiliam o descanso do cérebro e do restante do corpo. Pode-se aproveitá-las para fazer um lanche, ir ao banheiro ou simplesmente se distrair.
Em relação a quantidade, o estabelecimento é metas (quantos capítulos deverão ser lidos por dia, quantos exercícios deverão ser feitos por dia, quantas redações deverão ser escritas por semana etc) estimula a motivação e facilita o planejamento.
Especificamente sobre a escrita das redações, uma dica é, no rascunho, após ler a proposta, escrever com o fluxo da consciência. Segundo matéria da revista Superinteressante, após a leitura da proposta de redação, escrever por alguns minutos o que vier à cabeça sem preocupações com pontuação, por exemplo, serve de resumo e de rascunho. Porém, no momento de passar a limpo, as preocupações com pontuação, acentuação, concordância, flexão de verbos, ortografia etc devem ser mantidas.
O ideal, em termos de redação, é escrever, ao menos, uma por semana e fazer propostas de vestibulares passados e dos Enems anteriores ajuda o candidato a entender o perfil e o estilo de cada prova e, neste aspecto, a internet disponibiliza os cadernos de questões, as propostas de redação e os gabaritos.
Por fim, desejamos que 2015 seja um ano repleto de realizações e sucesso a todos!
Bons estudos!


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC)




Tudo sempre igual

Estudar de casa exige muuuito autocontrole. Estabeleça horários fixos. Dormir e comer em horas diferentes no dia a dia, por exemplo, dificulta a ambientação do corpo e prejudica o rendimento. É preciso ainda cuidar do sono: ele restaura as sinapses, elo transmissor entre os neurônios, e melhora o funcionamento do cérebro. Oito horas de descanso é o ideal.



 

Nenhum comentário: