quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FIQUE LIGADO! DICAS PARA NÃO SENTIR SONO NA HORA DE ESTUDAR

7 dicas para não sentir sono na hora de estudar
 
No mês de julho publicamos duas matérias que falavam sobre a relação do sono e da qualidade de estudo. Na primeira, destacamos, dentre outros informações, a importância das noites bem dormidas para um estudo realmente eficiente (clique aqui para ver a matéria completa). Já na segunda, o foco foi mostrar aos leitores os motivos que levam as pessoas a sentirem sono na hora de estudar (clique aqui para ler o artigo na íntegra).
Como já entendemos, pelo menos em parte, como funciona nosso organismo quando o assunto é dormir, fecharemos com chave de ouro essa pequena “série do sono” do infoEnem trazendo algumas dicas para quem não quer cochilar em cima dos livros.
Antes de listarmos as dicas, vamos à regra de ouro:
O melhor remédio para não sentir sono na hora do estudo é dormir bem a noite!
Entretanto, caso esteja respeitando a regra acima e mesmo assim vive pescando enquanto estuda, veja algumas recomendações simples , mas que podem lhe ajudar bastante:
1 – Faça refeições leves e saudáveis.
Alimentos pesados dificultam a digestão, fazendo com que a sensação de sono após as refeições torne-se intensa. Portanto, quando for estudar, esqueça aquela feijoada. Dê preferência a saladas e frutas.
2 – Faça pequenos movimentos.
Quando os olhos começarem a ficar pesados, levante e se movimente, dando alguns pulinhos por exemplo. Isso vai ajudar a despertar.
3 – Estude sentado.
Quando deitamos, relaxamos todos os músculos. E é justamente por isso que o corpo entende que “é hora de dormir”.
4 – Leia em voz alta.
Essa prática exercitará o lobo central do seu cérebro, que está relacionado à fala. Um combate momentâneo contra o sono, mas eficiente.
5 – Estude sempre em lugares bem iluminados.
Lembra da melatonina? Quanto menos luz, mais melatonina e, consequentemente, mais sono!
6 – Consuma alimentos ricos em cafeína.
Chocolate preto, café forte, açaí dentre outros. Apenas mantenha o consumo desses alimentos no mínimo possível, pois o exagero pode levar a problemas do coração e na fixação de cálcio dos ossos.
7 – Banho gelado.
Esse sim, não tem contra indicação! Não existe sonolência que vença aquela ducha de água fria.

 


 

Nenhum comentário: