sábado, 5 de julho de 2014

FIQUE LIGADO!!

Na última quarta-feira, dia 2 de julho, foi publicado no Diário Oficial da União a portaria que regulamenta a ampliação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para alunos de mestrado, doutorado e curso técnico. De acordo com as regras anteriores, o financiamento só era possível para estudantes de graduação.
Segundo nota divulgada na página oficial do Ministério da Educação (MEC), Henrique Paim, ministro da Educação, garantiu que o sistema abrirá ainda nesta semana para que as instituições privadas possam aderir ao programa. Ainda de acordo com a regras publicadas, apenas instituições com cursos bem avaliados pelo MEC poderão participar. Posteriormente, o sistema será aberto para adesão dos estudantes interessados.
Quanto a quantidade de beneficiários, a expectativa do MEC é bastante otimista, pois acredita que a nova modalidade do financiamento poderá chegar a 31,6 mil estudantes em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por aproximadamente 170 instituições particulares em todo o país.
É importante ressaltar que o Fies destinado a Pós-graduação não beneficiará estudantes em cursos de especialização (lato sensu- categoria na qual se enquadram os MBAs) nem cursos de ensino à distância. Outro detalhe é que estudantes já contemplados com bolsas da Capes pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) também não poderão disputar o financiamento.
Atualmente, segundo dados divulgados por Paim, o Fies apresenta 1,6 milhão de contratos firmados. Somado com o Programa Universidade para Todos (Prouni), o ministro garantiu que 40% dos estudantes matriculados em alguma universidade privado do país recebe algum auxilio do governo federal. Um dado realmente interessante.


   

Nenhum comentário: