domingo, 27 de julho de 2014

FIQUE LIGADO! SONO NA HORA DE ESTUDAR

No último dia 15 de julho, nosso portal publicou um artigo mostrando a importância do sono na preparação para o Enem. Não leu? Clique aqui para ver a matéria completa.
Entretanto, nem sempre nosso corpo funciona como esperamos. E hoje mostraremos o outro lado da moeda que, neste caso, é quando o sono aparece nos momentos que não deveria! Aqui cabe a seguinte pergunta:
Quantas vezes, mesmo após uma noite bem dormida, você sentiu sonolência na hora que os livros estavam abertos?
Caso, sua resposta tenha sido “muitas vezes”, não se sinta um peixe fora da água. Primeiramente saiba que isso acontece com boa parte dos estudantes. Além disso, como quase tudo, tem uma boa explicação. Estudar não é tão gostoso assim. Como sabe, tudo que não está agradável nos leva ao desinteresse e, muitas vezes, à sonolência. Pense naquela palestra chata e metódica que assistiu.
Mas será que o desinteresse é o único motivo para o aparecimento do sono na hora de estudar? Longe disso!
No artigo da semana passada que destacamos a importância do sono, citamos a adenosina (substância que acumulamos ao longo do dia) como sendo a responsável pela sensação do sono, lembra? Não é que mentimos para você, apenas ocultamos na ocasião a relevância de outra substância que também desempenha papel fundamental nessa história, a melatonina! Vamos entender um pouco sobre ela.
A melatonina, assim como a adenosina, também funciona como reguladora do sono. Entretanto, sua produção é estimulada quando o ambiente tem pouca luminosidade. Justamente por isso que normalmente preferimos dormir à noite!
O contrário, claro, também é verdade! Permanecer num ambiente com muita luz tem como consequência uma diminuição da produção de melatonina. Aliás, diversas pesquisas já revelaram que pessoas que leem no tablet antes de dormir apresentam mais dificuldades para adormecer. Quer outro exemplo muito interessante? Certamente já percebeu que é muito mais tranquilo passar horas e horas na internet ou assistindo TV até de madrugada do que ler um livro as 4h da manhã. Mais exemplo? Lembra da palestra? Caso ela tenha ocorrido com apresentação de slide (que torna o ambiente levemente escuro) é provável que você tenha até dormido no meio do evento! Melatonina! Tudo culpa da melatonina!
Só que aqui no infEnem a gente não dorme no ponto! Primeiro falamos da importância do sono. Hoje do porquê sentimos sonolência na hora de estudar. E Para fechar com chave de ouro nossa “série do sono”, o próximo artigo sobre o assunto trará técnicas para que você não durma em cima de livros e apostilas. Não perca!

Nenhum comentário: