quinta-feira, 19 de junho de 2014

FIQUE LIGADO - ENEM 2014


“Estudar muito!”
É claro que a primeira coisa que vem na cabeça de quem está se preparando para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a quantidade de horas de estudo que acredita serem necessárias para conseguir uma boa nota e alcançar seus objetivos.
Entretanto, o tempo de estudo é apenas um dentre os diversos fatores que selecionarão os melhores candidatos. Outro fator extremamente relevante e que muitas vezes é aquecidos pelos estudantes é a qualidade dos estudos.
E a dica de hoje fala exatamente sobre isso. Como melhorar a eficiência nos estudos com uma estratégia simples e pouco difundida!
Primeiro uma curiosidade. O funcionamento do nosso cérebro é estranho e muitas vezes até surpreendente. Fazemos muitas associações ao longo dos dias e nem percebemos. Quer uma demonstração? Você consegue se lembrar o que comeu no almoço 15 dias atrás? Dificilmente! Entretanto, se eu lhe perguntar o cardápio da primeira vez que jantou na casa do seu primeiro(a) namorado(a) talvez você se recorde, mesmo que o prato principal tenha sido extremamente simples e nem tão gostoso (ou ruim) assim! Engraçado, não é?
Isso ocorre porque nosso cérebro fixa melhor as cenas dos momentos diferentes que estamos passando. Tudo que é novo, ele dará maior ênfase e irá arquivá-lo com mais “carinho”. É justamente por isso que talvez você tenha se recordado do menu daquela janta!

Nenhum comentário: