quarta-feira, 11 de março de 2015

Temas Para Redação Enem 2015: Juventude e Bebidas Alcoólicas

A morte por coma alcoólico de um estudante de Engenharia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus da cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, no último final de semana, foi um dos assuntos mais comentados e debatidos dos últimos dias e destaca quanto íntima está, infelizmente, a relação dos jovens com as bebidas alcoólicas.
O aluno era de origem mineira, tinha 23 anos e participava de uma festa promovida por outros estudantes da Unesp no último sábado, dia 28 de fevereiro e ingeriu, de acordo com o delegado responsável pelo caso, de 25 a 30 doses de vodca em um período de trinta minutos por estar envolvido em uma “maratoma”, ou seja, em uma maratona de ingestão de bebidas alcoólicas. Ao ser socorrido, Humberto Moura Fonseca foi levado a um hospital, mas faleceu no caminho. Além dele, outras três pessoas também passaram mal pelo mesmo motivo e ainda estão internadas.
A festa da qual os jovens participavam é típica de universidades e faculdades, pois é organizada por repúblicas de estudantes para iniciar o ano letivo, angariar fundos para formaturas ou apenas para se divertir sem nenhum maior propósito. A grande maioria delas, para atrair mais público, oferece bebidas alcoólicas livremente, o chamado open bar e, normalmente, não oferece uma estrutura adequada de primeiros socorros, pois não possui autorização legal para ser realizada. A ambulância do referido evento, por exemplo, segundo testemunhas, não possuía equipamentos adequados para prestar socorro ao estudante.
A Unesp posicionou-se contra essas festas e afirmou que investigará o ocorrido. Dois dos organizadores foram presos no dia do ocorrido, mas conseguiram um alvará de soltura e responderão o processo em liberdade.
O que este terrível caso colocou em pauta é a relação irresponsável de jovens com bebidas alcoólicas, relação esta que começa cada vez mais cedo e dentro de casa, incentivada por pais e familiares próximos como mostra uma pesquisa publicada pela revista Drugs and Alcohol Dependence no ano de 2012 e divulgada aqui, no Brasil, pela revista Veja e utilizada como texto fonte pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no seu vestibular 2013. Vejamos o infográfico abaixo:
A pesquisa foi realizada com 15 mil jovens de 14 a 17 anos moradores das 27 capitais brasileiras e mostra que uma parte considerável dos entrevistados embebedou-se no último ano (2011, no caso) e estava na própria casa ou em casa de parentes acompanhados dos pais ou responsáveis e dos familiares.
Esses dados comprovam que os adolescentes estão sendo incentivados pelos próprios pais e/ou familiares a beberem quando estes deviam fazer justamente o contrário: proteger os seus filhos e sobrinhos e netos do álcool. Com a desculpa de que é melhor beber em casa do que na rua, pais e parentes são lenientes ao não encarar isso como uma transgressão. Por ser uma droga lícita e cultuada em propagandas machistas, inclusive, o álcool não recebe o mesmo tratamento que outras drogas e é visto como menos pior quando na verdade não é.
Assim, esses adolescentes crescem íntimos com as bebidas alcoólicas e tornam-se adultos irresponsáveis perante a elas e pensam que só irão se divertir se beberem e muito.
Além dos riscos do coma alcoólico e de acidentes de trânsito provocados por ingestão de álcool, há outros riscos para quem começa esta relação cedo demais; vejamos:
Para os adolescentes, os maiores risco de beber regularmente e demais é engravidar, ser contaminado por uma doença sexualmente transmissível (DST) e envolver-se em brigas; já para os adultos é, justamente, viciar-se em álcool e em outras drogas e desenvolver transtornos mentais ou depressão.
Pensando no Enem 2015, já que na prova de 2013 o exame já abordou, em sua proposta de redação, a Lei Seca, é possível que aborde um outro aspecto relacionado ao álcool: o consumo por jovens. Neste caso, é fundamental sugerir propostas de intervenção sólidas e possíveis, como por exemplo, a proibição de campanhas publicitárias, em qualquer mídia e de qualquer tipo, de bebidas alcoólicas; maior fiscalização em bares, restaurantes, boates e festas universitárias e, no caso dela, a proibição de patrocínios de adegas e de marcas de bebidas, além de campanhas de conscientização de jovens e de seus familiares sobre os riscos da ingestão de álcool.
A quem interessar conhecer e escrever a proposta de redação da UNICAMP do vestibular 2013 citada acima, esta pode ser acessada neste link.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

terça-feira, 10 de março de 2015

Como Saber as Melhores Técnicas de Estudo Para o Enem?


Quem busca uma vaga numa universidade pública (Sisu) ou mesmo uma bolsa de estudos pelo Prouni através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem que “derrotar” muitos candidatos. E para vencer tanta concorrência, toda ajuda é bem vinda.
Entretanto, principalmente devido a internet, a quantidade de técnicas e dicas de estudos são praticamente infinitas. Como saber qual seguir?
Primeiro de tudo, descarte aquelas que prometem mágicas. “Passe em medicina estudando apenas uma hora por dia” ou “Arrebente no Enem com as nossas técnicas de chute” são apenas algumas delas. Não caia em besteiras, por favor! Essas promessas, com certeza, só farão você perder tempo. Tenha sempre em mente que não existe história de sucesso em grandes vestibulares que não envolvam muito estudo e dedicação.
Após eliminar as “técnicas mágicas”, ainda restarão muitas que podem lhe ajudar. Mas atenção! Dissemos PODEM! E é neste momento que vem a principal dica deste artigo: Teste! Experimente todas que julgar interessantes. Várias técnicas podem ser eficientes para a maioria dos estudantes mas se mostrarem totalmente irrelevantes (ou até prejudiciais!) para você.
Portanto, nada melhor do que praticar. Apenas tome cuidado com o tempo. Afinal, é preciso vários dias, ou até meses, para descobrir quais técnicas realmente funcionam para que você atinja altos níveis de eficiência nos estudos. Assim sendo, não espere para começar os seus estudos para o Enem 2015. Quanto antes, melhor!

segunda-feira, 9 de março de 2015

5 Critérios Que Toda Redação Deve Atender



Em relação a prova de produção textual, é fundamental que o candidato tenha em mente, durante todo o ano, cinco critérios que toda dissertação-argumentativa deve atender: adequação à proposta; tipo textual; coerência; coesão e modalidade.
O critério adequação à proposta diz respeito ao nível de leitura e de interpretação da proposta de redação e o seu respectivo desenvolvimento. Deste modo, o candidato deve buscar compreender completamente o que a proposta de redação está pedindo e, portanto, atendê-la e não fugir do tema e sim mostrar entendimento da sua complexidade. Além disso, deve haver um projeto de texto organizado e planejado pelo qual o candidato revela seu repertório cultural.
Já o critério tipo textual refere-se ao cumprimento da estrutura e dos objetivos do tipo textual requerido pela proposta de redação. O candidato deve estudar a dissertação-argumentativa a fim de compreender a sua organização estrutural e as suas características discursivas para escrever um texto autoral e autônomo.
O critério da coerência, por sua vez, é importante, pois aborda as relações lógicas internas e externas à redação. As relações de sentido devem estar de acordo com as coerências internas e externas ao texto, isto é, a dissertação-argumentativa deve ser verossímil e não pode conter contradições.
O quarto critério, o da coesão, fundamenta-se em dois aspectos: na leitura do texto e nos elementos coesivos (pontuação, pronomes, advérbios, verbos, conectivos, preposições etc). Neste critério, o candidato deve demonstrar o maior domínio possível destes recursos coesivos com um encadeamento progressivo entre todas as partes do texto, desde as frases até os parágrafos (paragrafação).
E, finalmente, o critério da modalidade também fundamenta-se em dois aspectos: vocabulário e uso da linguagem (concordância verbal e nominal, acentuação, ortografia, uso da crase etc). O candidato deve demonstrar um vocabulário amplo e diversificado e precisão vocabular, ou seja, deve saber empregar, corretamente, os vocábulos. Em relação ao uso da linguagem, deve haver o maior domínio possível deste aspecto; quanto menos desvios, maior será a nota da redação, principalmente no Enem.
Estes cinco critérios são de extrema importância para quem está estudando e se preparando para vestibulares e para o Enem e para demais provas que requerem, nas suas propostas de redação, dissertações-argumentativas. É fundamental que, ao longo de todo este ano, o candidato os tenha em mente ao ler e escrever suas propostas de redação.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em  importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

REDAÇÃO - PROPOSTA

Além de não se esquecer destas cinco competências, é de fundamental importância ter em mente um parâmetro de texto, isto é, ler e analisar dissertações-argumentativas que obtiveram boas notas, tanto no Enem quanto em outros vestibulares, auxilia a enxergarmos as inadequações e as lacunas em nossos textos. Vamos ver um exemplo de redação nota alta no Enem?



Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.









  



 DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA 

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
A Necessidade das Diferenças
De acordo com a Teoria da Educação das Espécies, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção natural se baseia na escolha das características mais úteis e Estas somente se originam a partir das diferenças determinadas por mutações em códigos genéticos com o passar do tempo.
Se no âmbito Biológico as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico não é diferente. Uma vez todos iguais, seríamos atingidos pelos mesmos problemas sem perspectiva de resolução, já que todas as ideias seriam semelhantes.
A maioria das pessoas está inserida em um contexto social contudo grandes inovações se fazem a partir do reconhecimento da individualidade de seus integrantes. Assim, é de nossa responsabilidade respeitar nossos semelhantes independentes de sexo, raça, idade, religião, visto que dependemos mutuamente.
Obviamente nem todas as diferenças são benéficas. Por exemplo, a diferença entre classes sociais não poderia assumir tal demissão. Para somá-la (?), necessitamos de uma melhor distribuição de renda aliada a oportunidades de trabalho, educação e saúde para todos.
Devemos nos conscientizar de que somos todos iguais em espécie, mas conviver com as diferenças (por mais difícil que pareça), pois elas nos enriquecem como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações anacrônicas e vis, como o racismo ou perseguições religiosas. Estas não nos levam a lugar algum, apenas nos desqualificam como seres humanos.
Em negrito, sinalizamos as correções das quais esta redação necessitava. Nosso objetivo em exibi-la é mostrar que textos com notas altas não são textos sem inadequações e desvios e sim textos com teses e argumentos bem definidos; desde que estas inadequações não atrapalhem a fluidez da leitura do texto de maneira integral, poucos descontos de nota serão pontuados.
A proposta de intervenção social, nesta redação, é o maior ponto fraco, pois aponta a importância da conscientização, mas não disserta sobre como esta conscientização pode ser alcançada pelas pessoas. Caso este texto tivesse sido escrito em outro vestibular, não haveria problemas, mas o Enem tem como quinta competência a elaboração de uma proposta de intervenção social detalhada, algo que ficou falho neste caso, mas não impediu uma boa nota, pois há uma proposta: a conscientização.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

Dicas Para o Início dos Estudos ENEM 2015


O início do ano é o período para se começar com calma, organização e planejamento dos estudos para o Enem 2015. Para tanto, iniciar esta preparação com os pensamentos adequados e corretos é fundamental para não se perder durante esta importante etapa e, em termos de redação, ter em mente, sempre, as cinco competências avaliadas pela banca corretora do Enem é essencial. Vamos relembrá-las?
 

COMPETÊNCIA 1 – Demonstrar o Domínio da Norma Culta da Língua
  • Domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
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  • Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.
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  • Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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  • Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.
ASPECTOS DA NORMA CULTA A SEREM CONSIDERADOS:
A – Adequação de Registro
     
  • Formal/coloquial
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  • Variante adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução
B – Norma Gramatical
     
  • Sintaxe de concordância, regência e colocação.
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  • pontuação
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  • flexão
C – Convenções da Escrita
     
  • Escrita das palavras (ortografia/acentuação)
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  • Maiúsculas e minúsculas


COMPETÊNCIA 2 – Compreender a Proposta de Redação e Aplicar Conceitos Das Várias Áreas de Conhecimento para Desenvolver o Tema, Dentro Dos Limites Estruturais Do Texto Dissertativo/ Argumentativo.
     
  • Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo/argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
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  • Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum e domínio precário do tipo de texto dissertativo.
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  • Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
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  • Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
     
  • Tema
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  • Autoria: compreensão do tema, articulação de diferentes perspectivas para defesa de um ponto de vista
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  • Utilização de conceitos de várias áreas
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  • Citações, alusões, analogias, exemplificações, dados e informações
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  • Estrutura
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  • Introdução, desenvolvimento e conclusão
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  • Encadeamento e progressão temática


COMPETÊNCIA 3 – Selecionar, Relacionar e Interpretar Informações, Fatos, Opiniões e Argumentos Em Defesa de Um Ponto de Vista.
     
  • Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema proposto
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  • Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos da proposta de redação
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  • Seleciona informações, fatos, opiniões, argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto
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  • Seleciona, organiza e relaciona de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.
ASPECTO A SER CONSIDERADO: Coerência


COMPETÊNCIA 4 – Demonstrar Conhecimento dos Mecanismos Linguísticos Necessários para a Construção da Argumentação.
  • Desarticulação das partes do texto.
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  • Articulação precária das partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização de recursos coesivos.
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  • Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.
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  • Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
     
  • Coesão lexical: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc
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  • Coesão gramatical: (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intersentenciais, interparágrafos, intervocabulares etc.)


COMPETÊNCIA 5 – Elaborar Proposta de Solução para o Problema, Mostrando Respeito aos Valores Humanos e Considerando a Diversidade Sociocultural.
     
  • Não elabora explicitamente uma proposta
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  • Esboça algumas ideias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
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  • Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
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  • Elabora proposta específica, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural



REDAÇÃO - A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Redação do Enem: A Importância do Planejamento
 
Final e início de ano são épocas de resolução para o ano que se inicia e com 2015 não poderia ser diferente. Para quem irá prestar o Enem 2015 ou outros vestibulares, este é o momento ideal para organizar um planejamento de estudos até a data do exame, incluindo a preparação e chegando à revisão dos conteúdos.
Para aqueles candidatos que podem pagar por um cursinho, este é o momento de escolher a instituição; já que para aqueles que estudarão em casa, é hora de sentar e de se planejar.
Estudar em casa não é uma tarefa nada fácil, pois exige uma disciplina rígida e um comprometimento sólido e sabemos que isso é complicado quando a rotina é dividida entre trabalho e estudos.
Por isso, autocontrole é fundamental e, para obtê-lo, manter um dia a dia organizado é essencial e estudar sempre nos mesmos horários e no mesmo cômodo de casa ajuda nesta organização e na ambientação do corpo. Falando no corpo, este precisa de boas noites de sono para descansar e, portanto, ir dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive aos fins de semana, é muito importante.
O ambiente de estudo precisa ser bem ventilado e iluminado para espantar a sonolência, mas não em excesso para não causar insônia; o silêncio é fundamental para a concentração ser constante.
Porém, o estudo não deve ser uma tarefa que deve ser feita sem interrupções; pausas de dez minutos auxiliam o descanso do cérebro e do restante do corpo. Pode-se aproveitá-las para fazer um lanche, ir ao banheiro ou simplesmente se distrair.
Em relação a quantidade, o estabelecimento é metas (quantos capítulos deverão ser lidos por dia, quantos exercícios deverão ser feitos por dia, quantas redações deverão ser escritas por semana etc) estimula a motivação e facilita o planejamento.
Especificamente sobre a escrita das redações, uma dica é, no rascunho, após ler a proposta, escrever com o fluxo da consciência. Segundo matéria da revista Superinteressante, após a leitura da proposta de redação, escrever por alguns minutos o que vier à cabeça sem preocupações com pontuação, por exemplo, serve de resumo e de rascunho. Porém, no momento de passar a limpo, as preocupações com pontuação, acentuação, concordância, flexão de verbos, ortografia etc devem ser mantidas.
O ideal, em termos de redação, é escrever, ao menos, uma por semana e fazer propostas de vestibulares passados e dos Enems anteriores ajuda o candidato a entender o perfil e o estilo de cada prova e, neste aspecto, a internet disponibiliza os cadernos de questões, as propostas de redação e os gabaritos.
Por fim, desejamos que 2015 seja um ano repleto de realizações e sucesso a todos!
Bons estudos!


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC)




Tudo sempre igual

Estudar de casa exige muuuito autocontrole. Estabeleça horários fixos. Dormir e comer em horas diferentes no dia a dia, por exemplo, dificulta a ambientação do corpo e prejudica o rendimento. É preciso ainda cuidar do sono: ele restaura as sinapses, elo transmissor entre os neurônios, e melhora o funcionamento do cérebro. Oito horas de descanso é o ideal.