quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FIQUE LIGADO! DICAS PARA NÃO SENTIR SONO NA HORA DE ESTUDAR

7 dicas para não sentir sono na hora de estudar
 
No mês de julho publicamos duas matérias que falavam sobre a relação do sono e da qualidade de estudo. Na primeira, destacamos, dentre outros informações, a importância das noites bem dormidas para um estudo realmente eficiente (clique aqui para ver a matéria completa). Já na segunda, o foco foi mostrar aos leitores os motivos que levam as pessoas a sentirem sono na hora de estudar (clique aqui para ler o artigo na íntegra).
Como já entendemos, pelo menos em parte, como funciona nosso organismo quando o assunto é dormir, fecharemos com chave de ouro essa pequena “série do sono” do infoEnem trazendo algumas dicas para quem não quer cochilar em cima dos livros.
Antes de listarmos as dicas, vamos à regra de ouro:
O melhor remédio para não sentir sono na hora do estudo é dormir bem a noite!
Entretanto, caso esteja respeitando a regra acima e mesmo assim vive pescando enquanto estuda, veja algumas recomendações simples , mas que podem lhe ajudar bastante:
1 – Faça refeições leves e saudáveis.
Alimentos pesados dificultam a digestão, fazendo com que a sensação de sono após as refeições torne-se intensa. Portanto, quando for estudar, esqueça aquela feijoada. Dê preferência a saladas e frutas.
2 – Faça pequenos movimentos.
Quando os olhos começarem a ficar pesados, levante e se movimente, dando alguns pulinhos por exemplo. Isso vai ajudar a despertar.
3 – Estude sentado.
Quando deitamos, relaxamos todos os músculos. E é justamente por isso que o corpo entende que “é hora de dormir”.
4 – Leia em voz alta.
Essa prática exercitará o lobo central do seu cérebro, que está relacionado à fala. Um combate momentâneo contra o sono, mas eficiente.
5 – Estude sempre em lugares bem iluminados.
Lembra da melatonina? Quanto menos luz, mais melatonina e, consequentemente, mais sono!
6 – Consuma alimentos ricos em cafeína.
Chocolate preto, café forte, açaí dentre outros. Apenas mantenha o consumo desses alimentos no mínimo possível, pois o exagero pode levar a problemas do coração e na fixação de cálcio dos ossos.
7 – Banho gelado.
Esse sim, não tem contra indicação! Não existe sonolência que vença aquela ducha de água fria.

 


 

ALGUNS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO TIPO TEXTUAL DA REDAÇÃO

 
 
Todo candidato ao Enem ou a qualquer outro exame, vestibular ou concurso que peça, em sua prova de redação, uma dissertação-argumentativa, deve preocupar-se em, primeiramente, atender ao tema solicitado e à proposta elaborada; é repetitivo, mas este é o primeiro passo para sair-se bem em uma avaliação de produção escrita.
Antes fosse apenas isso com que se preocupar. Há outros fatores aos quais devemos nos atentar no momento de escrevermos uma dissertação-argumentativa. Em geral, podemos sintetizá-los em dez aspectos fundamentais e, portanto, muito importantes que todo o texto dissertativo-argumentativo deve ter e, consequentemente, com os quais os candidatos devem preocupar-se.
1. Estética: uso adequado das margens, das linhas e limpeza
Pode parecer bobagem, mas as professoras do Ensino Fundamental I, ao nos alfabetizarem e ao nos chamar a atenção para um texto limpo estavam pensando em nosso futuro, já que ainda temos de escrever à mão em provas, exames e vestibulares.
Apresentar um texto que use adequadamente as margens da folha (dando espaço aos parágrafos, separando as sílabas corretamente, não ultrapassando os limites impostos etc) é algo que apenas nos auxilia, pois não devemos desperdiçar linhas e devemos mostrar que sabemos aproveitar todo o espaço útil da folha da melhor maneira possível.
Escrever o texto tendo em mente a sua estética é essencial. Como nas avaliações como o Enem não podemos entrar portando corretivos, o correto, ao errar uma palavra, é riscá-la e, em seguida, escrevê-la corretamente. Obviamente é adequado não haver tantas rasuras; para isso, aconselhamos rascunhar o seu texto e depois passá-lo a limpo na folha oficial atentando-se às eventuais rasuras.
2. Título significativo e introdução que apresenta o tema com eficiência
O título na dissertação-argumentativa no Enem, segundo publicações oficiais dos organizadores do Exame, é um item opcional; a redação que não estiver intitulada não pode ser prejudicada por conta disso e a redação que estiver intitulada, por outro lado, não pode ser beneficiada por este fato.
Para quem optar por inserir um título, o ideal é que ele seja significativo, que tenha a ver com o tema e com a redação em si e deve ser diferente do tema da proposta, isto é, não devemos copiar o tema e colocá-lo como título do nosso texto. Além disso, ele deve vir na primeira linha, centralizado e ser iniciado com letra maiúscula; as aspas não são necessárias, a não ser que elas tenham a ver com alguma intenção do autor.
O leitor deve conhecer o tema da proposta por meio do seu texto; mais especificamente, devemos apresentar o tema, de forma eficiente, já na introdução da nossa redação. Não devemos pressupor que o leitor conheça o tema, a coletânea de textos motivadores e a proposta como um todo; nós devemos apresentá-los ao leitor e, na introdução, devemos introduzir o tema de forma clara e objetiva.
3. Adequação ao tema e à proposta com estabelecimento de relações com outras situações e leituras
Como já dissemos anteriormente, devemos adequar o nosso texto ao tema da proposta de redação; não devemos tangenciar e muito menos fugir do tema. Também devemos escrever o tipo textual (dissertação-argumentativa, narrativa, carta etc) ou ao gênero exigido, no caso do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Não atender ao tipo ou ao gênero solicitado zera a redação, assim como fugir do tema.
Estabelecer relações consistentes e pertinentes entre o tema e o nosso ponto de vista, por meio do uso de outras situações e leituras, mostra o quanto sabemos acerca daquele tema e o quanto somos capazes de irmos além da coletânea de textos motivadores.
4. Dados na dissertação: há escolha crítica dos elementos da proposta, argumentos críticos e relações consistentes
Para sustentarmos o nosso ponto de vista principal, isto é, nosso maior argumento, devemos recorrer às estratégias argumentativas e devemos escolhê-las da maneira mais crítica possível a fim de estabelecermos relações consistentes. Portanto, devemos escolher criticamente as estratégias argumentativas que usaremos, tendo a certeza de que elas tem a ver com o tema proposto e com a nossa tese.
5. No desenvolvimento, a utilização dos recursos coesivos é sofisticada, clara e diversificada
A coesão deve permear toda a dissertação-argumentativa, ou seja, o texto deve ter sentido do começo ao fim. No desenvolvimento, mais especificamente, a utilização dos recursos coesivos deve ser a mais sofisticada, clara e diversificada possível.
6. Há coerência interna e externa, ótima articulação e progressão adequada entre as ideias (paragrafação)
A dissertação-argumentativa deve ter coerência interna (sem contradições) e externa (verossimilhança) e uma progressão temática adequada, isto é, ter um começo, um meio e um fim coerentes; a paragrafação deve estar em consonância neste aspecto.
7. A concordância, regência e colocação estão de acordo com a norma culta da língua
Toda prova de redação de exames como Enem, de vestibulares e de concursos deve ser escrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa e, portanto, obedecendo as normas de concordância, regência, acentuação, ortografia etc. Não são admitidos palavrões, gírias e demais inapropriações.
8. Vocabulário variado, demonstrando uso pessoal do léxico e boa adequação gramatical
Devemos mostrar que temos um vocabulário variado, sem repetições de palavras próximas e de modo excessivo, mostrando estilo ao recorrermos ao léxico e adequação gramatical.
9. A conclusão retoma a tese e explora adequadamente as estratégias de finalização
O parágrafo conclusivo deve, realmente, fechar o texto retomando a tese apresentada na introdução e, no caso do Enem, reforçar este percurso citando as propostas de intervenções sociais pertinentes ao tema da prova de redação.
10. Cumprimento do tipo e/ou gênero, com adequação à estrutura textual
Devemos cumprir integralmente a proposta de redação do vestibular ou exame que estamos prestando e isso relaciona-se com o tipo ou gênero exigido pela banca elaboradora. Cumprir com o tipo ou com o gênero significa escrever o que foi pedido de modo adequado e rigoroso, com as marcas genuínas do tipo ou do gênero solicitado.
Até o momento, em todas as suas edições, o Enem exigiu, apenas, dissertação-argumentativas e acreditamos que seguirá nesta linha, já que não vemos nenhum sinal de mudança.
 

*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação

FIQUE LIGADO! INEP DIVULGA REGRAS PARA USO DO ENEM EM VESTIBULARES

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, no Diário Oficial da União de ontem (08), portaria que determina os procedimentos para utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em instituições nacionais e estrangeiras, bem como para certificação do ensino médio.
De acordo com o documento, o desempenho do Enem pode ser utilizado de três maneiras distintas pelos processos seletivos:
  • Mecanismo único – como único critério para seleção de novos estudantes, substituindo o vestibular;
  • Mecanismo alternativo – para o preenchimento de parte das vagas, sendo o restante ocupado por processo seletivo, simultaneamente;
  • Mecanismo complementar – como uma das fases ou um dos componentes do vestibular do instituto / universidade.
Pelas definições, a partir de agora as instituições terão acesso ao sistema do Inep que irá recuperar as notas dos candidatos no Enem, indicando um responsável técnico para isso. Para fazê-lo, deverão enviar comunicado oficial para a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), o qual deve conter uma série de documentos, inclusive termo de sigilo.
Após receber as informações necessárias para inclusão ou atualização do cadastro de um responsável técnico por determinada instituição, o sistema irá gerar e enviar uma senha de acesso para o e-mail informado no momento do registro.
Concluído o cadastro da instituição nacional, estrangeira ou dos órgãos responsáveis pela entrega do certificado do ensino médio (institutos federais de educação, ciência e tecnologia e secretarias de estado da educação), todos ficam autorizados a acessar os dados do Enem pelo sistema web.
Com esta medida, o Inep visa padronizar e obter maior controle sobre o acesso e utilização das notas dos participantes do Enem pelas instituições em seus respectivos processos seletivos, especialmente depois que duas universidades portuguesas (Coimbra e Beira Interior) aderiram ao exame para seleção de estudantes brasileiros

COMO INTERPRETRA CHARGES NO ENEM

4 Dicas para interpretar charges no Enem
 
Quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já deve ter percebido, através da análise das provas anteriores ou de simulados, que as charges são uma característica marcante principalmente no caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.
A charge utiliza linguagem não-verbal para expressar uma ideia de maneira humorística. Às vezes, a figura também é acompanhada de texto. Para interpretá-la, é necessário conhecimento de mundo e senso crítico. Geralmente, a charge é vinculada à imprensa sendo utilizada para realizar críticas político-sociais.
Antes de ver as dicas de interpretação, atente-se para essa regra geral:
Mantenha-se atualizado!
O tema abordado na charge pode estar ligado a um acontecimento de um período específico, o que mostra a importância de se manter informado quanto as atualidades do ano para ter conhecimentos prévios que te sirvam como base para descobrir qual fato ocorrido está sendo criticado na charge.
Se manter atualizado e ler bastante são regras da vida do vestibulando e úteis para todas as partes da prova, não é mesmo? Se você já pratica isso, veja agora as dicas específicas para analisar as charges.
1. Questione a charge
Para fazer uma leitura crítica da charge, é importante levantar perguntas como:
Qual o tema da charge?
Conheço o cenário ou as pessoas retratadas?
Pode haver ambiguidade, ou seja, mais de uma maneira de interpretar o desenho ou o texto?
2. Procure detalhes
Não há nada de excessivo na charge! Todo o conjunto é importante para entender a crítica do autor. Por isso, fragmente sua análise procurando detalhes que te sirvam como pista para responder a questão. Lembre, também, de se atentar à fonte para descobrir o local e a data de publicação.
3. Entenda o objetivo da charge
Pense nas questões sociais, políticas, culturais e ideológicas que envolvem o contexto da charge. Por que ela foi feita? Qual o público-alvo? Qual o objetivo do autor? Relacione, também, a imagem e o texto da charge. Ao fazer isso, você a aproxima de seu significado.
4. Relacione a charge com o enunciado da questão
Fazer uma leitura atenta de todo o enunciado e das alternativas da questão pode ser a melhor maneira de encontrar a pista final que fecha sua linha de raciocínio. Ao analisar a própria questão na qual a charge está inserida, você fica mais próximo de entender qual a mensagem transmitida.
Agora, que tal colocar em prática essas dicas? Veja no exemplo abaixo uma questão que já apareceu no Enem, seguida da resolução da professora Margarida.
Questão 96 – Enem 2012 – Caderno Amarelo
O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à
a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa A
A construção do humor se dá a partir da polissemia (característica de algumas palavras, que apresentam diferentes significações, em contextos diversos) da expressão “rede social”, que no âmbito da internet refere-se ao entrelaçamento de informações e relações no espaço virtual e o objeto ‘rede’, artefato que serve para dormir e na charge é ‘social’ pois é compartilhado com toda a família ao mesmo tempo.
Percebeu como essas dicas deixaram a questão mais fácil? Então aproveite e tente resolver outras questões do Enem que envolvam charges. infoenem
 

FIQUE LIGADO! ALGUNS POSSÍVEIS TEMAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2014

10 possíveis temas para a redação Enem 2014
 
Não é nada fácil acertar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, atualizar-se de vários assuntos, mesmo que não apareçam na produção textual, certamente deixará você muito mais preparado, inclusive para as questões objetivas da prova. Afinal, atualidades não faltam no Enem.
No mês de março, publicamos um artigo que destacava 20 possíveis temas para a redação (veja a matéria completa). Mas nessa reta final, não é hora de relaxar. Nós, do portal infoEnem, continuamos atentos e vasculhando vários assuntos que acreditamos que devem aparecer na prova e, com um pouco de sorte, até virar o próprio tema da redação.
Assim sendo, separamos mais 10 temas que julgamos extremamente relevantes no contexto atual brasileiro e que podem aparecer no Enem 2014. Atualize-se e treine bastante! Esse é o melhor caminho para aperfeiçoar ainda mais sua escrita!
1 – A problemática dos animais abandonados e maltratados no Brasil
Quando vamos ao trabalho ou para a escola, muitas vezes já nem nos incomodamos com a quantidade de animais abandonados na rua. Isso acontece porque já estamos acostumados com isso no nosso dia a dia. Entretanto, o abandono de cães e gatos, além de violar o Artigo 32 da Lei Federal no. 9.605/98
que criminaliza atos de maus tratos contra animais, pode gerar problemas na saúde pública, como aparecimento de pragas.
2 – Racismo
Um problema que já vem sendo discutido há muito tempo, como por exemplo a questão das cotas, mas que agora ganhou mais destaque na mídia nacional, principalmente após o flagra das agressões feitas ao goleiro Aranha, do Santos. Quais seriam suas ideias para combater esse mal?
3- Conscientização em relação ao consumo de água
Embora o vasto recurso hídrico do nosso país, diversas cidades brasileiras estão sofrendo com falta de água. Parte da culpa, claro, é a falta de investimento dos órgãos públicos responsáveis. Mas o desperdício, no mínimo, agrava a situação. Assim sendo, uma redação propondo maneiras de conscientizar a população do consumo inteligente seria um ótimo tema para o Enem 2014.
4 – Estado laico X Espaço público
Caso não saiba, o Brasil é um estado laico. Em outras palavras, nosso país tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando nem discriminando nenhuma religião. Entretanto, diversos espaço públicos, como prefeituras, fazem referência à alguma religião, principalmente as mais praticadas. Isso é certo? O que pensa a respeito?
5 – Intolerância Religiosa
Tema muito ligado ao anterior, mas que teria como foco discutir maneiras de garantir a liberdade religiosa, sem discriminação e/ou preconceito de qualquer grupo. Afinal, um estado laico deve se preocupar com a intolerância religiosa praticada por alguns membros mais extremistas.
6 – Burocracia x Fraudes
Todo mundo já está cansado de saber que nosso país é um dos mais burocráticos do mundo. Uma das explicações para isso é a tentativa de controle de fraudes, principalmente com o dinheiro público. Entretanto, a questão torna-se interessante e largamente discutível quando analisamos que, mesmo sendo extremamente burocrático, o Brasil também apresenta altíssimos índices de corrupção. Esses dados, por serem paradoxais, certamente formariam um belo tema de redação, não acha?
7 – Obsolescência planejada
Talvez você não saiba o que significa, mas certamente já foi vítima dela. Duvida? Caso tenha comprado um aparelho e depois de pouco tempo sentiu a necessidade de trocá-lo, pois já estava ultrapassado, saiba que armaram para você! Que tal pesquisar um pouco sobre o assunto? Assim, além de poder virar tema da redação do Enem, você estará muito pouco mais prevenido para não cair nessa silenciosa armadilha.
8 – A questão da esmola nas ruas
Não é fácil ver um semelhante pedindo ajuda para comprar comida ou remédio. Entretanto, alguns dados revelam que dar esmola estimula a permanência nas ruas. Elaborar uma redação sobre o assunto, não se esquecendo de respeitar os direitos humanos, é bastante desafiador, não é?
9 – Falência no sistema presidiário brasileiro
De acordo com a lei, o presídio tem como função reabilitar pessoas que realizaram algum time de ato considerado crime. Entretanto, na prática, sabemos que ocorre exatamente o oposto. As prisões, em sua grande maioria superlotadas, acabam piorando o detento. Quais medidas você acredita que seriam interessantes para, pelo menos, minimizar esse complexo e preocupante problema?
10 – Automedicação
Dentre tantos problemas da saúde, a automedicação merece um certo destaque. Por que será que tantas pessoas ainda insistem em correr esse risco? Falta de informação? Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS)? Burocracia? Um assunto que tem várias explicações e poucas políticas públicas eficientes que amenizem o problema.
Vale ressaltar que não adianta nada ler sobre os possíveis temas sem conhecer a estrutura e as regras da redação do Enem.